No feriado de 7 de setembro, o espaço oferece encontro literário sobre obra da Fuvest, oficinas
de estamparia e stencil e lançamento de livro com debate sobre arte e ativismo
A Casa de Cultura do Parque preparou uma programação especial para o feriado de 7 de setembro de 2024, em que celebra a cultura e a reflexão em um ambiente acolhedor. O público poderá participar de um encontro literário sobre a obra Nós matamos o cão tinhoso!, de Luís Bernardo Honwana, ministrado pelo filósofo Douglas Barros, além de uma oficina de estamparia criativa e de stencil e o lançamento do livro Greve Humana: por uma prática da liberdade, do duo internacional Claire Fontaine, seguido de um debate com a pesquisadora Fabrícia Jordão e os artistas Geórgia Kyriakakis e Pablo Vieira.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
10h30 às 12h | Encontro literário | Prosa do Vestibular
Nós matamos o cão tinhoso!, de Luís Bernardo Honwana com Douglas Barros
Sobre o ministrante:
Graduado em filosofia pela UNIFESP, mestre em estética e filosofia da arte e doutorando em ética e filosofia política pela mesma instituição. Investiga a filosofia alemã e o pensamento diaspórico africano, com ênfase em ética, estética e política. Atua em literatura, teatro, filosofia política e do direito. Autor de dois romances e do livro “Lugar de negro, lugar de branco?”.
Sobre o programa Prosa do Vestibular:
Composto por nove encontros, abertos ao público em geral, sobre literaturas em língua portuguesa presentes na lista de leitura da Fuvest, o programa acontece presencialmente aos sábados, das 10h30 às 12h, de 10 de agosto a 19 de outubro de 2024. Antes do início das aulas, é oferecido um lanche para todos os participantes. As aulas são gravadas e posteriormente disponibilizadas nas redes sociais da instituição.
11h30 às 13h30 | Oficina | No quintal
Estamparia com carimbos criativos, com Dariane Lima e Lucimara Amorim
Inspirada na exposição Diante do Outro, de Alberto Pitta, Mônica Nador e JAMAC (Jardim Miriam Arte Clube) – que ficou em cartaz na Casa até junho deste ano – a oficina propõe a confecção de carimbos para estampar ecobags disponibilizadas gratuitamente pela Casa. Classificação indicativa: livre. 15 vagas. Retirar a senha na portaria.
14h30 às 16h | Oficina | No quintal
Ateliê de estêncil
Por ocasião do lançamento do livro Greve Humana: por uma prática da liberdade, de Claire Fontaine, a oficina convida o público a trazer uma peça de roupa ou qualquer tecido para aplicar o stencil “Não trabalha mais aqui”.
16h às 18h | Lançamento de livro e mesa de conversa | Na Roda
Greve Humana: por uma prática da liberdade, de Claire Fontaine, com Fabrícia Jordão e dos artistas Geórgia Kyriakakis e Pablo Vieira
A Casa sedia o lançamento oficial da versão completa da antologia dos textos escritos nos últimos 20 anos de carreira de Claire Fontaine, Greve Humana: por uma prática da liberdade, com uma enriquecedora mesa de conversa com a participação da pesquisadora Fabrícia Jordão e dos artistas Geórgia Kyriakakis e Pablo Vieira. A antologia reúne 46 textos do coletivo feminista Claire Fontaine, incluindo ensaios, panfletos, cartas e cartazes que refletem sobre teoria crítica e a busca por um mundo mais livre. A edição da GLAC inclui traduções da versão francesa, textos da edição americana e material inédito. Organizada cronologicamente, a obra oferece um panorama da produção de Claire Fontaine desde 2004.
SOBRE A CASA DE CULTURA DO PARQUE
A Casa de Cultura do Parque, localizada em frente ao Parque Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros, em São Paulo, é um espaço plural que busca estimular reflexões sobre a agenda contemporânea, promovendo uma gama de atividades culturais e educativas que incluem exposições de arte, shows, palestras, cursos e oficinas. A Casa de Cultura do Parque tem como parceiro institucional o Instituto de Cultura Contemporânea – ICCo, uma OSCIP sem fins lucrativos. As duas iniciativas, de natureza socioeducativa, compartilham a mesma missão de ampliar a compreensão e a apreciação da arte e do conhecimento.
SERVIÇO
Feriado na Casa
7 de setembro de 2024, 10h às 18h
Casa de Cultura do Parque
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05461-010
Todos os encontros são gratuitos e abertos a todos os públicos interessados e estão sujeitos à lotação do espaço.