Liderando as pesquisas de intenção de voto, Rosana Valle (PL), participou do debate promovido pela VEJA nessa segunda-feira, 2/9, ao lado dos candidatos adversários, Rogério Santos (Republicanos) e Telma de Souza (PT). A deputada federal Rosana Valle apresentou propostas reais para educação, saúde, segurança pública, entre outras áreas, destacando que conta com apoio do ex-presidente Bolsonaro, da ex-primeira-dama, Michele Bolsonaro, bem como do governador Tarcísio de Freitas.
Confira abaixo a matéria na íntegra (*)
Nessa segunda-feira, dia 2 de setembro, a VEJA, em parceria com a ESPM e apoio do Instituto Paraná Pesquisas e escritório Bonini Guedes Advocacia, promoveu debate eleitoral com os três candidatos melhor colocados nas pesquisas de intenção de voto para prefeito de Santos, maior cidade do litoral paulista.
Participaram, a deputada federal Rosana Valle (PL), o atual prefeito, Rogério Santos (Republicanos), e a vereadora Telma de Souza (PT).
O evento aconteceu nas instalações da ESPM na Vila Mariana, em São Paulo, e foi transmitido pelo canal de VEJA no YouTube, pelo site de VEJA (www.veja.com.br) e pela plataforma VEJA+, lançada em julho deste ano.
Com tempo de 1 hora e 20 minutos, o debate teve cinco blocos, sendo dois para perguntas entre os candidatos, dois para questionamentos feitos por jornalistas de VEJA e estudantes da ESPM, e um para considerações finais. A mediadora do debate foi a jornalista Marcela Rahal.
Segurança Pública
GUARDA MUNICIPAL – Segurança Pública, tema de maior reclamação dos brasileiros – não sendo diferente para os santistas – foi o mais abordado durante o debate. Rosana Valle, candidata apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, defendeu dobrar o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) e dar aos agentes o poder de busca ativa, permitindo operações mais rígidas nas ruas para identificar criminosos.
CÂMERAS DE VIGILÂNCIA – Outra proposta de Rosana Valle, envolve ampliar o uso de câmeras de vigilância urbana, incluindo a modernização dos equipamentos para identificação de rostos e placas de veículos e a integração de sistemas privados de monitoramento ao circuito.
OPERAÇÃO VERÃO – Questionados sobre a Operação Verão, da Polícia Militar de São Paulo, Rosana Valle elogiou a atuação do secretário de Segurança Pública de São Paulo e colega partidário, Guilherme Derrite, defendendo o pulso firme no combate ao tráfico de drogas no Porto de Santos e declarou: “eu estou sempre ao lado da polícia e dos bons policiais”. Rosana Valle disse, ainda, que a sensação de insegurança na cidade é muito grande, e que quando o secretário Derrite montou um gabinete em Santos para coordenar a operação, o prefeito não estava na cidade.
População de rua e Cracolândias
Os candidatos foram perguntados, ainda, sobre políticas em relação à população de rua e a existência de cracolândias regionais na Baixada Santista — ao menos 16 locais de “fluxo” de usuários foram identificados na região pela CPI da Epidemia de Crack na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no início do ano.
Rosana Valle voltou a defender a prerrogativa de busca ativa pela GCM e acrescentou que planeja criar “consultórios de rua” para agilizar o processo de internação compulsória de usuários de drogas. A candidata disse que tem soluções para cada caso: “o que não pode é fazer com que a população seja responsável”, afirmou Rosana Valle, também defendendo parcerias com igrejas, para que tenham um protocolo de atendimento.
Funcionalismo público municipal
A deputada federal Rosana Valle comentou que pretende valorizar salários defasados, e “acabar com esses 600 cargos comissionados – é muita gente indicada politicamente”, além de destacar que vai diminuir o número de secretarias municipais.
Turismo
Quando perguntada sobre suas propostas para o setor do turismo, Rosana Valle destacou que Santos está muito longe de alcançar o seu potencial turístico. “Primeira atitude que vou ter como prefeita é conversar com os prefeitos das outras cidades, para termos um calendário metropolitano de turismo”, respondeu. “Os prefeitos usam da vaidade muitas vezes (…) o senhor fica falando de dados e números”, disse, questionando os dados apresentados pelo atual prefeito.
Ainda questionando o prefeito, a deputada disse que o Aquário e o Orquidário de Santos, que já foram símbolos da cidade, estão depreciados. Também ressaltou que a entrega do Parque Valongo pelo prefeito Rogério Santos, foi “uma coisa politiqueira para poder entregar antes de vencer o prazo de o senhor não poder cortar a fita”.
Educação Pública – Ideb
Rosana Valle, criticando a queda do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) na cidade de Santos, disse que o custo por aluno na cidade é de R$ 34 mil por aluno (o maior da região). Rosana propôs valorizar o salário do professor, assim como promover a inclusão: “ser inclusiva. Não adianta os mediadores ganharem R$ 700 e não serem treinados”. Também defendeu a escola em tempo integral e valorização das merendas escolares.
Geração de empregos
Sobre as propostas para geração de empregos para profissionais especializados, Rosana Valle disse que pretende trazer empresas do Porto de Santos para o Parque Tecnológico. “Deu certo em muitas cidades, como por exemplo São José dos Campos, com a Embraer”, exemplificou.
Considerações finais
Nas considerações finais, Rosana Valle enumerou propostas para educação, saúde, segurança pública, destacando que conta com apoio do ex-presidente Bolsonaro, da ex-primeira-dama, Michele Bolsonaro, assim como do governador Tarcísio de Freitas, para fazer acontecer com sucesso as suas propostas e assim promover a gestão de qualidade que a população de Santos tanto precisa para melhorar sua qualidade de vida.
CLIQUE AQUI para assistir à retransmissão do debate pelo YouTube
(*) Jornalista Osvaldenir Stocker para Imprensa Oficial PL-SP, com informações do vídeo e de matérias publicadas os portais de notícias de VEJA e Boqnews em 3 de setembro de 2024.
source
Com informações dp Partido Liberal de SP