Guterres adicionou que a distribuição dos recursos de IA é desigual e estão concentrados em algumas empresas e países poderosos. Assim, ele enfatizou a necessidade de cooperação e solidariedade internacional para levar a tecnologia para os países em desenvolvimento.
Riscos
Para o secretário-geral, o trabalho global conjunto também é necessário para abordar os riscos associados à Inteligência Artificial, como a exacerbação das desigualdades.
Em sua mensagem no evento, ele ainda pediu uma governança de IA inclusiva e o desenvolvimento de conhecimento compartilhado e bens públicos digitais por meio de centros interconectados e redes globais.
Segundo Guterres, esses centros em diferentes países e continentes podem acelerar o avanço da tecnologia, promover a diversidade e a inclusão de dados e fomentar a cooperação em vez da concorrência.
Pacto Digital Global
O secretário-geral lembra que os governos estão negociando um Pacto Digital Global, a ser adotado este mês na Cúpula do Futuro das Nações Unidas em Nova Iorque.
Ele afirmou estar satisfeito com o fato de o Pacto proposto incluir novas propostas sobre governança e capacitação em IA e explicou que seu Órgão Consultivo de Alto Nível sobre IA também emitirá seu relatório final neste mês, com uma série de recomendações.
As sugestões incluem a criação de uma Rede de Desenvolvimento de Capacidades em IA para conectar os centros e fornecer dados de especialização e treinamento, especialmente para países em desenvolvimento.
Ele também prevê o estabelecimento de um Fundo Global de IA para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e desenvolvimento de uma Estrutura Global de Dados, para que os ecossistemas locais de IA possam florescer.
O próximo compromisso do secretário-geral no país é na cúpula do Fórum de Cooperação China-África. Antes de retornar a sede da ONU, Guterres deve se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping, na quinta-feira.
source
Com informações da ONU