As equipes da Agência da ONU para Refugiados Palestinos, Unrwa, estão em Khan Younis trabalhando com parceiros para fornecer a vacina às crianças. A entidade reforça que as pausas na área devem ser respeitadas para proteger as famílias e os trabalhadores humanitários.
Cobertura vacinal
A Organização Mundial da Saúde, OMS, reportou que mais de 187 mil crianças foram vacinadas com a nova vacina oral contra a poliomielite tipo 2 na região central de Gaza durante a primeira fase da campanha.
A cobertura da vacinação nessa etapa excedeu a meta inicial estimada de 157 mil devido ao movimento da população em direção à região central de Gaza e à expansão da cobertura em áreas fora da zona de pausa humanitária.
A primeira fase foi conduzida por 513 equipes, compostas por mais de 2 mil profissionais de saúde e de extensão comunitária. A vacinação foi realizada em 143 locais fixos.
Desafios humanitários
Segundo o Escritório da ONU para Assuntos Humanitários, Ocha, além da continuação da imunização, os trabalhadores humanitários seguem encontrando inúmeros desafios para levar auxílio e insumos básico para a população.
Outro ponto crítico da situação em Gaza, segundo o chefe da Unrwa, Philippe Lazzarini, é a limitação da entrada de equipes de mídia internacional no enclave. Assim, ele citou em suas redes sociais sua admiração aos jornalistas palestinos.
Para Lazzarini, a entrada da mídia internacional em Gaza é imprescindível para mostrar de forma independente as enormes necessidades humanitárias e os grandes esforços das organizações de ajuda humanitária contra todas as probabilidades.
Ele ainda avaliou que as organizações internacionais de notícias devem exercer mais pressão para entrar em Gaza e reportar livremente.
Atuação da ONU
Nesta semana, a coordenadora sênior de Ajuda Humanitária e Reconstrução da ONU, Sigrid Kaag, se reuniu com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, bem como com o ministro das Relações Exteriores Israel Katz e o ministro de Assuntos Estratégicos, Ron Dermer.
Ela abordou, entre outros tópicos, as medidas para lidar com a dramática situação humanitária em Gaza, o progresso na implementação da campanha de vacinação contra a poliomielite e a reabilitação de serviços essenciais.
Na terça-feira, Sigrid Kaag se reuniu com o primeiro-ministro palestino Mohammed Mustafa e outros altos funcionários da Autoridade Palestina em Ramallah, com quem também discutiu questões humanitárias e a reconstrução de Gaza, bem como a necessidade de a Autoridade Palestina retomar suas responsabilidades na Faixa de Gaza.
source
Com informações da ONU