Os 15 países-membros do Conselho de Segurança da ONU se reúnem nesta quarta-feira em Nova Iorque para discutir a situação da paz e segurança na Ucrânia.

O secretário-geral assistente para Europa, Ásia Central e Américas, Miroslav Jenca, participa do encontro que também deve contar com a presença de representantes da República Popular Democrática da Coreia, conhecida como Coreia do Norte.

Riscos de ameaça regional

A Ucrânia solicitou a reunião ao Conselho de Segurança após um “Acordo de Parceria Estratégica Abrangente” entre a Rússia e o governo norte-coreano ter sido firmado em junho e aprovado pelo Parlamento Russo, a Duma, em 24 de outubro.

Segundo agências de notícias, milhares de tropas norte-coreanas poderiam se juntar à Rússia no conflito contra a Ucrânia, que enviou uma carta ao Conselho afirmando que tal movimento representaria uma ameaça à paz e à segurança não só ucranianas, mas de toda a região.

A questão de transferência de armas pela Coreia do Norte foi, de forma mais ampla, foi debatida pelo Conselho de Segurança no fim de junho sob o tópico “não-proliferação”.

Um prédio de jardim de infância estava entre as estruturas destruídas em Chuhuiv, Ucrânia, durante um ataque em maio de 2024 (arquivo)

Unicef/Christina Pashkina

Um prédio de jardim de infância estava entre as estruturas destruídas em Chuhuiv, Ucrânia, durante um ataque em maio de 2024 (arquivo)

Debate sobre multilateralismo durante presidência rotativa

O tema também preocupa a Coreia do Sul, o país vizinho, que classificou uma suposta participação de tropas norte-coreanas no conflito como uma “ameaça séria de segurança”.

Em julho, durante sua presidência rotativa do Conselho de Segurança, a Rússia realizou um debate sobre multilateralismo “em nome de uma ordem democrática mais justa e sustentável”.

Na época, a embaixadora do Reino Unido na ONU, Barbara Woodward, alertou a Rússia sobre o risco de violações de resoluções do Conselho de Segurança em tentativas de obtenção de armas da Coreia do Norte.

Guterres falou sobre invasão durante visita à Rússia

Durante sua participação no encontro do Brics na Rússia, o secretário-geral da ONU, António Guterres, voltou a afirmar que a invasão do país à Ucrânia viola a Carta das Nações Unidas.

Nesta quinta-feira, o Conselho de Segurança voltará a se reunir sobre o conflito na Ucrânia. O encontro a pedido da Missão da Rússia na ONU sob o tema “Ameaças à paz e segurança internacionais”. O vice alto representante para Assuntos de Desarmamento, Adedeji Ebo, deve participar do evento.

source
Com informações da ONU

Deixe uma resposta