30 de outubro de 2024 – 12:23
#formação #Gestores fazendários #Liderança assertiva #treinamento
Encontro foi o primeiro de capacitação com carga horária de 20 horas
A manhã desta terça-feira (29/10) foi de treinamento de gestores na Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). A oficina “O líder que eu sou” foi o primeiro módulo da formação em Liderança Assertiva e buscou discutir e ressignificar o papel individual e coletivo da liderança na instituição a partir da autopercepção dos participantes em relação à forma de gerir as próprias equipes.
“O gestor, antes de tudo, serve à própria equipe, liderando-a e inspirando-a. Além do nosso desenvolvimento individual, precisamos buscar o desenvolvimento de todas as pessoas que fazem parte da nossa equipe”, destacou a coordenadora de Gestão de Pessoas (Cogep), Isabelle Gomes.
Tendo como facilitadoras as servidoras fazendárias Dulce Ane Lucena e Aurelina Farias, o evento teve quatro momentos de vivências e dividiu os gestores em cinco grupos. A primeira atividade consistiu na elaboração de manchete jornalística que resumisse o histórico nos cargos de liderança dos participantes, enquanto a segunda foi a proposta, por grupo, de implementação de ação considerando custos invisíveis.
A terceira vivência tratou de reflexão sobre os pontos positivos e os desafios de ocupar um cargo de gestão. Já a quarta promoveu a ponderação do legado de cada gestor para o Fisco estadual.
Para a facilitadora Dulce Ane Lucena, é necessário desconstruir a ideia de liderança e equipe perfeitas. “Às vezes, esperamos estar perfeitos antes de assumirmos uma gestão, mas a gestão é um exercício. Substituam o medo pela oportunidade e pelo desafio”, enfatizou a servidora.
Público-alvo
O público-alvo são servidores do último concurso (2021) que ocupam cargos de liderança, pessoas que assumiram cargo de gestão recentemente na Sefaz e líderes que não fizeram os últimos Programas de Desenvolvimento de Liderança (PDLs). O treinamento é promovido pela Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), unidade vinculada à Cogep.
Facilitadora de outros módulos de “Liderança Assertiva”, a servidora Germana Belchior, neste primeiro encontro, fez um panorama da formação, definindo como objetivo desta “capacitar gestores da Sefaz-CE para enfrentar os desafios da gestão de pessoas por meio da liderança assertiva e adaptativa, desenvolvendo competências socioemocionais e comunicativas para uma gestão eficaz de equipes”.
Presente na primeira oficina, a orientadora da Célula de Consultorias e Normas (Cecon), Amanda Romão, demonstrou entusiasmo com a programação. “Estamos muito ansiosos para o aprendizado que vamos ter com o curso ‘Liderança Assertiva’. É uma iniciativa muito importante da Sefaz para nos ajudar a prestar um serviço público cada vez melhor”, pontuou.
A capacitação conta com cinco módulos, distribuídos em cinco encontros de três horas cada, realizados às terças-feiras, totalizando 15 horas de aulas expositivas e dialogadas. Mais cinco horas de projetos de mentoria para a prática dos conteúdos abordados compõem a carga horária da formação. Além de Aurelina Farias, Dulce Ane Lucena e Germana Belchior, a servidora Juliana Xavier integra a equipe de facilitadoras do treinamento “Liderança Assertiva”.
A seguir, a programação dos demais módulos do curso, sempre ministrados das 9h às 12h:
05/11 – “Propósito público e engajamento de equipes”, com as facilitadoras Germana Belchior e Aurelina Farias
12/11 – “Comunicação e feedback”, com as facilitadoras Dulce Ane Lucena e Aurelina Farias
19/11 – “Gestão do tempo e ferramentas tecnológicas para aprimorar a gestão”, com as facilitadoras Juliana Xavier e Germana Belchior
26/11 – “Gestão de equipes e alcance de metas institucionais”, com as facilitadoras Juliana Xavier e Germana Belchior
source
Com informações do Governo do Estado do Ceará