Nesta quarta-feira (30/10), a Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente reuniu administradores, empresários e acadêmicos para discutir estratégias de implementação de tecnologias em serviços públicos, bem como a regulamentação de inovações no setor.

Presidida pelo vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS), a reunião contou com palestrantes que abordaram modelos de sensorização e soluções de “smart building” — edificações automatizadas para otimização de recursos — aplicáveis a cidades inteligentes. Também foram discutidas estratégias de digitalização com o uso de gêmeos digitais, que são simulações virtuais capazes de prever e aprimorar operações. Outros tópicos incluíram projetos de inovação para ambientes urbanos e diretrizes da Câmara Municipal de São Paulo para ampliar o acesso dos cidadãos aos serviços digitais.

Luís Kondo, diretor de planejamento e operações da Dassault Systèmes na América Latina, destacou a importância do espaço proporcionado pela Comissão para a modernização de São Paulo. “Acredito que esta é uma excelente iniciativa, permitindo que representantes dos setores público e privado compartilhem melhores práticas, tecnologias e casos de sucesso que possam ser aplicados para tornar São Paulo uma cidade mais inteligente, dinâmica e sustentável, considerando especialmente o orçamento do município”, comentou Kondo.

Representando a Fundação Vanzolini, o dr. Marcelo Schneck de Paula ressaltou o impacto da telemedicina como um avanço para a democratização dos serviços públicos, tendo a tecnologia como base, e regulamentada pelo Poder Público em 2022. “As novas tecnologias rompem barreiras, mas exigem regulação e diretrizes para evitar problemas jurídicos, como a telemedicina. Imagine um cidadão da periferia com um problema relativamente simples, que possa utilizar um serviço digital para receber orientação adequada, evitando a automedicação e economizando tempo”, explicou.

O vereador Sansão Pereira, presidente da Comissão, reforçou que a implementação de ideias inovadoras pode moldar o futuro da capital paulista, especialmente por meio de parcerias entre o setor público e privado. “O objetivo da Comissão é fazer com que São Paulo se torne uma vitrine para o Brasil e o mundo, com uma legislação que atraia profissionais ligados à tecnologia e cidades inteligentes, promovendo emprego, renda e melhor qualidade de vida”, afirmou.

Esteve presente na reunião o vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS). Para assistir à reunião da Comissão de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente na íntegra, acesse o vídeo abaixo:

source
Com informações da Câmara de São Paulo

Deixe uma resposta