Foi aprovado nessa terça-feira, 12/11, em sessão extraordinária na Alesp, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 85/2023, de autoria do deputado estadual Carlos Cezar (PL-SP). A propositura, que agora segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas, inclui o município de Araçariguama à Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), chamada Grande SP. Atualmente, a cidade pertence à Região Metropolitana de Sorocaba. “Em verdade, será a formalização de uma união de caráter social, econômico, político e administrativo que já acontece há anos na prática”, defende o autor, deputado Carlos Cezar.
Confira abaixo a matéria na íntegra (*)
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, em sessão extraordinária na noite desta terça-feira (12), o Projeto de Lei Complementar (PLC) 85/2023, que inclui o município de Araçariguama na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A proposta, de autoria do deputado Carlos Cezar (PL), agora segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas.
Com uma população de 21.522 habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE, e território superior a 145 mil quilômetros quadrados, Araçariguama é conhecida como “o portal do interior” e se caracteriza como um forte polo industrial. O município se localiza à margem da Rodovia Castello Branco, a 54 quilômetros de São Paulo e a 72 quilômetros do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Carlos Cezar justifica que o PLC 85/2023 atende à demanda da população araçariguamense e promoverá integração de políticas públicas e planejamento integrado, com avanço no desenvolvimento econômico e social, gerando benefícios para seus moradores e dos demais municípios que integram a RMSP.
“Em verdade, será a formalização de uma união de caráter social, econômico, político e administrativo que já acontece há anos na prática, graças às afinidades existentes entre Araçariguama, a capital e a Grande São Paulo”, justifica Carlos Cezar.
O líder do PL apresentou a propositura a partir de solicitação do presidente da Alesp, deputado André do Prado (PL). Caso seja sancionado pelo governador, Araçariguama, consequentemente, deixará de fazer parte da Região Metropolitana de Sorocaba, conforme regulamentado pela Lei Complementar 1.241/2014, que teve relatoria de Carlos Cezar.
(*) Jornalista Osvaldenir Stocker para Imprensa Oficial PL-SP, com informações de matéria publicada no portal da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em 13 de novembro de 2024, sob release da assessoria do deputado Carlos Cesar.
source
Com informações do Partido Liberal – SP