Temp

– 04 de novembro de 2024

Com importantes palestras e interação dos participantes, foi realizado nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Eventos, na Vila Porto, o 3º Encontro Municipal de Alimentação e Nutrição. Organizado pela Comissão de Nutrição e Dietética com apoio da Escola de Saúde da Secretaria de Saúde de Barueri, o evento reuniu nutricionistas, incluindo as de todas as unidades terceirizadas, pediatras, clínicos gerais, ginecologistas, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde da Atenção Básica e demais profissionais da rede municipal de saúde.  

O encontro teve como objetivos expor o curso das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), incentivar a coleta de informações acerca da vigilância alimentar e nutricional, bem como apresentar estratégias para ampliar as ações de enfrentamento às DCNT, especialmente as relacionadas às práticas de alimentação e nutrição.  

De acordo com o Ministério da Saúde, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis mais prevalentes são: hipertensão, problemas de coluna, diabetes, artrite, reumatismo, depressão e asma. 

O evento objetivou também discutir temas sobre a atuação dos profissionais, estimulando os seus olhares para a alimentação e nutrição de forma a promover ações voltadas a uma alimentação saudável em todos os âmbitos da rede de saúde, buscando unificar as falas e condutas de forma cientificamente embasada. 

Palestras 

O “Impacto das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) na Saúde Pública” foi o tema ministrado pela clínica geral Orjana Paula de Oliveira. O também clinico geral Pedro Rey Marcelino da Silva falou sobre “Prevenção e Controle de DCNT – Estratégias de Prevenção e Tratamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) nas Unidades Básicas de Saúde de Barueri”.  

A programação teve ainda as palestras “Ações de Vigilância em Saúde: avaliação antropométrica e marcadores do consumo alimentar”, com as nutricionistas Aline Cristina Rodrigues Kawate e Daniele Menezes Teixeira, e “Orientações Sobre Consumo Alimentar”, tema abordado pela nutricionista Priscila Koritar.  

Evento Incrível 

Participante do evento, Paula Loro Silva, nutricionista da Adev (Associação Amigos em Defesa da Vida), Organização Social que gere o Pronto-Socorro do Engenho Novo, disse que o encontro foi incrível. “Muito importante. Algumas das estratégias que as nutricionistas comentaram nas palestras eu consigo usar com os pacientes como forma de alimentação nutricional para tentar mudar hábitos relativos a doenças crônicas. É bem válido trazer atualizações para as nutricionistas”, encerrou. 

source
Com informações da Prefeitura de Barueri

Deixe uma resposta