O município de Cascais, em Portugal, prepara-se “com grande entusiasmo” para receber o 10º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas (Unaoc), que decorre de 25 a 27 de novembro.

A afirmação é do autarca, Carlos Carreiras, que considera um privilégio para Cascais receber um evento das Nações Unidas. O dirigente afirma que a estratégia e os valores do município estão em linha com a organização.

Diversidade de Cascais

“Cascais tem mais de 80% de nacionalidades do mundo e são comunidades que estão perfeitamente integradas ao ponto de nós dizermos que em Cascais ninguém é estrangeiro”, afirmou em entrevista à ONU News.

Carlos Carreiras destaca a diversidade de Cascais como forma de potenciar o desenvolvimento do município.

“Sempre fomos um concelho que acolheu povos de várias culturas, de várias religiões, de várias formas de pensamento e isso consideramos que tem sido um fator que tem possibilitado o próprio desenvolvimento do concelho de Cascais e, por isso, foi com grande entusiasmo que recebemos esta notícia de termos aqui a realização do Fórum”, acrescenta.

Centro de Congressos do Estoril, Portugal

Centro de Congressos do Estoril, Portugal

Milhares de participantes

O Fórum vai decorrer no Centro de Congressos do Estoril e é organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

De acordo com a organização vão estar presentes entre 1.500 e 2 mil participantes, incluindo altos responsáveis da ONU, líderes políticos, religiosos e culturais, representantes de organizações internacionais, centros de investigação e sociedade civil.

Transportes e preparação

O autarca garante que o município está preparado para receber os participantes e afirma ter experiência com grandes eventos, dando o exemplo das Conferências do Estoril com uma participação anual de 5 mil pessoas ou a visita do Papa Francisco, que decorreu no verão de 2023.

“Não cria qualquer tipo de problema, do ponto de vista de transportes, segurança, alimentação, acolhimento, Cascais tem todas as condições e já tem todas as condições testadas e treinadas”, detalha.

Jorge Sampaio foi um dos líderes do movimento pela restauração da democracia em Portugal

Jorge Sampaio foi um dos líderes do movimento pela restauração da democracia em Portugal

Secretário-geral da ONU e homenagem ao ex-presidente Jorge Sampaio

Além da participação do secretário-geral da ONU, António Guterres, foram convidados os chefes de Estado dos oito países que organizaram os fóruns anteriores: Áustria, Azerbaijão, Brasil, Espanha, Indonésia, Marrocos, Qatar e Turquia, de acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

O evento contará também com uma homenagem ao Presidente português Jorge Sampaio, primeiro alto representante da Aliança das Civilizações das Nações Unidas e que faleceu em 2021.

O encontro vai assinalar os vinte anos da génese da Aliança das Civilizações, fazendo um balanço do trabalho das duas últimas décadas e olhando para o futuro da organização. 

 

*Sara de Melo Rocha é correspondente da ONU News em Lisboa

source
Com informações da ONU

Deixe uma resposta