Música ao vivo, bolo e missa campal marcaram datas festivas

Na tarde da última sexta-feira (01/11), o centro comercial mais tradicional de Itatiba recebeu evento e missa em celebração aos 167 anos de emancipação política de Itatiba e pelos 40 anos em seu atual endereço, na Av. 29 de Abril.

O Mercadão – Mercado Municipal Maria Elias de Godoy Camargo – Dona Lica – viu seu estacionamento lotado com o público que aplaudiu a apresentação da Orquestra D’Alba, formada por professores e alunos do Conservatório Municipal Profa. Alba Panzarin Degani.

O Parabéns a Você foi cantado ao vivo pouco antes das falas de autoridades que precederam a missa campal, celebrada pelo padre Maycon Cristian Pedro, pároco da Basílica de N. Sra. do Belém. Mesmo em férias na ocasião, o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira compareceu, juntamente à primeira- dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, ao lado do então prefeito em exercício, Mauro Delforno e da vice-presidente do FSS, Rosa Delforno.

Secretários municipais e vereadores também prestigiaram a celebração festiva, organizada pela Secretaria de Administração e pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Itatiba, em parceria com o Conselho Deliberativo de Boxistas do Mercadão.

AniversarioMercadao 1

A missa campal foi celebrada no estacionamento do Mercadão – que agora tem seu prédio incluído no inventário dos imóveis históricos municipais protegidos (Crédito: Renato Jr/PMI).

Em nome deles falou a presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Itatiba, Francini Cabrera Piera, que também é boxista lá. “Estamos emocionados com essa celebração hoje aqui, realizada do jeito que pensamos – ao ar livre – para que todos pudessem participar. Muita gente se envolveu, abraçou a ideia e se uniu para fazer acontecer esse evento”, declarou.

Também na cerimônia foi feita a assinatura do documento formal que inclui o prédio do Mercadão – assim como o da Casa Rosa da Mulher e o do Conservatório Municipal – no inventário dos imóveis históricos protegidos de Itatiba (foto). 

A celebração foi encerrada após a missa com sorteio de brindes oferecidos pelos boxistas do Mercadão e comerciantes parceiros, bem como com a distribuição de centenas de pedaços de bolo de aniversário, oferecido pelo Fundo Social – que mantém ali a Unidade Mercadão.

Exposição de fotos históricas

A trajetória do Mercado Municipal Maria Elias de Godoy Camargo – Dona Lica, o Mercadão, está contada em fotos históricas expostas na sua parte interna. No corredor central está instalada a exposição, que tem curadoria do Museu Municipal Padre Francisco de Paula Lima, detentor do acervo.

O visitante pode ver desde os primórdios, quando o prédio que abriga o mercado desde 1984 ainda era uma importante fábrica de fósforos. Antes, o Mercado Municipal já havia existido em outras configurações, como no extinto prédio da rua Campos Salles – onde hoje fica a Lojas Cem. A exposição está disponível para visitação durante todo este mês de novembro.

O Mercadão – além de centro comercial tradicional da cidade, com grande variedade de produtos – chega a seus 40 anos no atual endereço como um dos pontos histórico-turísticos, frequentado pela população local e por turistas que visitam Itatiba. Ainda hoje há boxistas que estão lá desde sua abertura em 1984. O Mercado Municipal fica à Av. 29 de Abril – 35, no Centro.

167 anos de Itatiba

Foi em 1º de novembro de 1857 que Itatiba, até então uma freguesia (distrito), se separou da vizinha Jundiaí e tornou-se município independente – daí o nome emancipação política, data tida como aniversário oficial. Por isso, se celebra sua criação como cidade desde esta data, lembrada no nome de alguns importantes marcos locais, como o prédio sede da Câmara Municipal de Itatiba, que se chama Palácio 1o. de Novembro.

 

 

source
Com informações da Prefeitura de Itatiba

Deixe uma resposta