Temp

– 04 de novembro de 2024

A Prefeitura de Barueri, por intermédio do CIT (Centro de Inovação e Tecnologia), recebeu a visita técnica de alunos das escolas estaduais Professora Myrthes Therezinha Assad Villela e Professora Alayde Domingues Couto Macedo. O objetivo foi conhecerem os programas em andamento, bem como o expediente do setor com sua dinâmica funcional diária. 

A comitiva foi organizada pelos professores de Análises de Sistemas Daniel Alvino dos Santos, Luiz Antônio Lopes e Mary Katlelyn de Santana Miranda, além da coordenadora geral da Escola Myrtes, Thais Christina Pinto, e da professora de Ética em Ciências de Dados da Escola Alayde, Lucilene Sobral.  

A visita contou com a participação de 28 alunos de 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio técnico desenvolvidos nas respectivas escolas pelo programa PAEET (Projeto de Apoio ao Estudante do Ensino Técnico). 

De acordo com os professores, o PAEET é um programa voltado aos estudantes de escolas públicas estaduais de período integral, onde os alunos do ensino médio, além de cumprirem a grade curricular estabelecida, também têm matérias técnicas que visam desenvolver suas habilidades a fim de capacitá-los para o mercado de trabalho. Esse grupo estava focado nas ferramentas de tecnologia.  

“A visita ao CIT teve como objetivo observar o local de trabalho dos profissionais da área de tecnologia e inovações tecnológicas, bem como a produção de sistemas desenvolvidos pela Prefeitura de Barueri para atender sua população, oferecendo serviços de qualidade de forma rápida e eficiente”, comentou o coordenador geral do CIT, Paulo Biagi. 

No CIT, a comitiva conheceu todos os setores e tomou conhecimento dos projetos e programas desenvolvidos: Internet Social, APP Saúde Barueri, Wi-fi Gratuito, Fibra Óptica, entre outros.  

Um exemplo citado pela coordenadora de Inovação e Comunicação do Centro, Érika Alves, foi a atuação da Prefeitura “para amenizar situações difíceis, como diante da pandemia de Covid-19, com a modesta confecção de milhares de máscaras ‘Face Shield’s’, que ajudou os profissionais da Saúde, Segurança, dos Serviços de Ações Sociais e municipais, entre outros, a atuarem com o mínimo de segurança no atendimento à população naquele momento de risco de contágio a uma doença que ceifava vidas”. 

As “face shield’s” foram produzidas a partir de um projeto em impressão 3D, tecnologia totalmente desenvolvida por técnicos do CIT e alunos estagiários do programa Desenvolvimento de Talentos, composto por estudantes da FiebTech / ITB (Fundação Instituto de Educação de Barueri / Instituo Técnico de Barueri). O programa, inclusive, já recebeu mais de 200 jovens. 

O CIT oferece cursos gratuitos de curta duração e on-line com certificação pela plataforma Sympla-Barueri,  além de programas para fortalecer o novo e pequeno empreendedor. Saiba mais em CIT Barueri. 

source
Com informações da Prefeitura de Barueri

Deixe uma resposta