4 de novembro de 2024 – 12:00
#Abertura #comemorações #Mês Do Servidor #Palácio da Abolição
Helene Santos|Casa Civil – Carlos Pontes|Gab Primeira-dama – Foto
“Valorizar e cuidar de quem faz o Ceará avançar” é o tema das celebrações, abertas nesta segunda-feira, no Palácio da Abolição, e que serão realizadas ao longo de todo mês de novembro
O Governo do Estado abriu, nesta segunda-feira (4), as comemorações do Mês do Servidor Público, que tem com tema “Valorizar e cuidar de quem faz o Ceará avançar”. No evento de lançamento, realizado no Palácio da Abolição, em Fortaleza, muitas homenagens e um ato ecumênico com o pastor Munguba Júnior e o padre Helano Samyr.
A Primeira-dama do Estado, Lia de Freitas reforçou que milhares de servidores estão atualmente em ação em todo o Ceará. “Queremos cada vez mais garantir a valorização. Temos o projeto de valorizar cada um dos 110 mil servidores e servidoras. Não são apenas servidores públicos, são famílias que se envolvem num projeto que é fazer o Ceará avançar”, disse Lia que coordena o programa Ceará sem Fome.
“Uma vez eu estando à frente do programa Ceará Sem Fome, a minha filha também participa, porque na hora que ela me cede para eu estar a serviço do Estado, a minha família está envolvida nisso. E eu sei que muitos de vocês também abdicam do esposo, da esposa, dos filhos, do lazer, o domingo, são muitas viagens que nossos servidores fazem, para servir ao nosso estado. Então aqui é um gesto de agradecimento a vocês que são muito especiais”, declarou Lia de Freitas.
Para o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, a essência do Estado está na prestação de serviços. Ele ressaltou que nesse processo pessoas fazem toda a diferença. “Por isso, homenageamos nossos servidores. Eles merecem sempre passarmos para a sociedade a importância dos nossos trabalhos, a importância dos nossos serviços e a importância da nossa dedicação enquanto cidadãos e cidadãs para servir ao público. Essa é a essência da nossa existência”, apontou o secretário.
Homenageada por mais de quatro décadas de dedicação e serviço prestado aos cearenses, Carmen Cavalcante, servidora estadual há 43 anos na Seplag, agradeceu pelo reconhecimento e falou da doação diária. “Costumo dizer que nasci para ser servidora, porque eu nasci para servir. Tudo o que faço é com dedicação. O que chega de novidade na Secretaria eu tento acreditar e me dedicar, porque eu sei que nós precisamos melhorar, sempre”, comemorou.
Cuidar, servir e salvar
Servidoras no Estado, a técnica de enfermagem Ana Graziella e a agente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Rafaela Portugal, participaram das homenagens.
“Sempre estudei em escola pública. Então, sempre tive esse objetivo de ser servidora. E hoje em dia, sou muito grata por ter alcançado, com muito esforço e dedicação”, relata Graziella, que atua há dois anos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará). “Não tem palavra que explique o sentimento de quem salva uma vida”, comenta.
Rafaela Portugal é agente estadual de Trânsito desde o último mês de março. Para ela, servir, salvar e cuidar seriam as palavras que melhor representam o servidor público. “Meu primeiro serviço público foi no Detran e eu tenho muito orgulho. É uma missão muito importante, um trabalho conjunto, de educar, de orientar e também de fiscalizar. O nosso principal objetivo, é salvar vidas, que é um bem precioso”.
Servidora da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Angélica Leite saiu do Cariri para Fortaleza, onde participou das homenagens. “Posso dizer que estou duplamente emocionada. É a primeira vez que eu venho ao Palácio da Abolição e já posso dizer que conheci a sede do Governo do meu estado justamente numa oportunidade em que fui homenageada pelo serviço prestado há mais de dez anos”, afirmou.
Programação
source
Com informações do Governo do Estado do Ceará