A premiação dos vencedores do 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras – Cachaças Mineiras/2024 vai acontecer nesta quinta-feira (21/11), a partir das 15 horas, no Mercado de Origem, em Belo Horizonte. Em sua primeira edição, o concurso contou com a participação de 132 produtores de várias regiões mineiras, sendo 23 deles agricultores familiares.
O concurso abrange dois tipos de bebidas, que são a cachaça e a aguardente. Na parte de cachaça de alambique, serão distribuídos prêmios para o primeiro, o segundo e o terceiro colocados para cada uma das categorias: Cachaça de Alambique, Cachaça de Alambique Armazenada, Cachaça de Alambique Envelhecida, Cachaça de Alambique Envelhecida – Premium e Cachaça de Alambique Envelhecida – Extra Premium.
Já de aguardente de cana serão premiados dois produtores da categoria Aguardente de Cana e mais dois de Aguardente de Cana Armazenada. Além dos 19 vencedores do concurso (15 de cachaça e quatro de aguardente), durante o evento, também serão agraciados o produtor da “Melhor Bebida de Agricultura Familiar” e a fabricante da “Melhor Bebida de Mulher Alambiqueira”.
Participação dos produtores
“O concurso é uma oportunidade do produtor obter uma avaliação técnica minuciosa de sua bebida, gratuitamente. Nós daremos o retorno de cada produto e assim os participantes terão mais subsídios para melhorar o seu produto”, salienta o assessor técnico da Emater-MG, Lucas Rocha Carneiro, um dos responsáveis pela organização do concurso.
As 217 amostras inscritas (todas bebidas devidamente registrados junto ao Ministério de Agricultura) no 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras foram avaliadas por 24 jurados, com notório saber na área de cachaça. “Nossa expectativa era receber por volta de 150 inscrições, mas o número de participantes no concurso foi muito maior”, conta Lucas.
O 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Emater-MG, com apoio técnico do IMA e da Epamig; e o patrocínio da Fundação Doimo e o Mercado de Origem. A iniciativa tem ainda como parceiros o Banco do Brasil, Cresol, Sicoob, Banco do Nordeste, Governo Federal e Garrafaria Serra Negra.
source
Com informações da Agência Minas