As unidades municipais de Saúde de Cubatão iniciaram uma série de atividades de conscientização relativas ao Novembro Azul, entre as quais encontros, palestras e bate-papos sobre o tema. A Unidade de Saúde da Família (USF) da Ilha Caraguatá realizou encontros nos dias 5, 7 e 12. No dia 6, a equipe da USF Vila Esperança fez palestra na sede da empresa Brasmeg. Também teve atividade na USF Morro do Índio no dia 8 e hoje (12), na Vila Natal .

Ainda acontecem atividades na Cota 95 nos dias 18 e 25 de novembro. Já na unidade de saúde do  CSU, no Jardim Costa e Silva, tem atividade em 14 de novembro, seguido pela UBS dos Pilões no dia 22, Jardim Casqueiro em 22 e 28 de novembro e Vale Verde no dia 26.

Para Ariane Alves, supervisora assistencial da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), responsável pela gestão das Unidades por meio de contrato via Secretaria de Saúde, as ações do Novembro Azul não apenas marcam um mês de conscientização, mas também reforçam a necessidade de que o cuidado com a saúde masculina seja contínuo. “A prevenção, o diálogo aberto sobre temas sensíveis e o acesso a serviços de saúde são fundamentais para uma vida mais longa e saudável. O Novembro Azul traz uma programação extensa, pensada para sensibilizar, educar e oferecer oportunidades de cuidado à saúde do homem”, detalha Ariane.

Exames – Em atividade relativa aos meses do Outubro Rosa e Novembro Azul, a Secretaria de Saúde de Cubatão promoveu um mutirão de exames para a saúde da mulher e do homem entre os dias 27 e 29 de outubro. Foram 5.914 procedimentos realizados, entre os quais ultrassonografias em Urologia, Mastologia e Ginecologia. As ultrassonografias relativas à Saúde do Homem foram as seguintes: parede de abdome, abdome superior, aparelho urinário, bolsa escrotal, próstata via abdominal e próstata transretal. Cerca de 2.500 participaram do mutirão.

Novembro Azul – A campanha do Novembro Azul 2023 tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina.

Por: Secom Cubatão
Foto: Freepik

source
Com informações da Prefeitura de Cubatão

Deixe uma resposta