Em sua sétima edição, mais de 50 ações para diversos públicos abordam temáticas ampliadas sobre saúde sexual e reforçam as discussões do Dia de Luta contra a Aids, de forma educativa e sem preconceitos
|
Na programação do Sesc Santo André, apresentação do projeto Corpo Vivo Posithivo terá cortejo com estandartes produzidos por jovens e integrantes do grupo | Crédito: Leandro Tupan
Entre os dias 29 de novembro e 10 de dezembro, o Sesc São Paulo promove o projeto Contato – Ações para promoção da saúde sexual e prevenção das ISTs e Aids, com mais de 50 atividades gratuitas voltadas à discussão sobre saúde sexual, reprodutiva e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com especial destaque para HIV/Aids.
Realizadas em 22 unidades distribuídas pela capital e interior do estado, as ações incluem rodas de conversa, testagens (exames no local para detectar ISTs) e orientações, performance e sessões de cinema, abordando questões como desigualdades, gênero, direitos humanos, quebra de estigmas, acesso a informações e tratamentos, promovendo o respeito em todas as relações humanas.
Em sua 7ª edição, o projeto tem como objetivo fomentar a discussão de que a saúde sexual vai muito além do aspecto biológico, reconhecendo a pluralidade das formas de expressão de todos os corpos. De maneira individual ou em grupo, os participantes das atividades terão a oportunidade de vivenciar experiências com diferentes culturas, práticas artísticas e debates sobre novas perspectivas de organização social.
A programação estreia com o ateliê aberto “Educação, cuidado e saúde”, no dia 29/11, das 11h às 16h, no Sesc 24 de Maio, quando os visitantes poderão conhecer o trabalho realizado pelo Acervo Bajubá – projeto comunitário de registro de memórias das comunidades LGBTQIAP+ brasileiras. O ateliê configura um espaço aberto de informação, conscientização, elaboração e criação artística em diversos formatos, com foco no combate ao preconceito, à quebra de estigmas e desinformação.
Por meio de itens da coleção, os artistas-educadores proporão atividades criativas sobre a história da epidemia do HIV/Aids no Brasil. No domingo, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, é a vez de o Sesc Avenida Paulista abrigar o “Mais Arte, Menos Aids”, conjunto de atividades oferecidas em parceria com Agência Aids e Prefeitura de São Paulo, das 11h às 16h. Na ocasião, serão expostas, em frente à unidade, obras das exposições “Festival Internacional de Humor em DST e Aids ” e “Indetectável = Intransmissível”, além de um desfile de roupas confeccionadas de camisinhas e testagens com orientações realizadas pela Coordenadoria de IST/Aids de São Paulo.
No mesmo dia, das 14h às 14h30, o Sesc Santo André realiza um cortejo com integrantes do projeto Corpo Vivo Posithivo, quando os visitantes serão convidados a percorrer os espaços da unidade, com os estandartes produzidos por jovens com o grupo, até chegar o momento de uma roda de conversa sobre corpo, sexualidade, saúde, prevenção a ISTs e combate ao preconceito contra pessoas com HIV/Aids.
Outras rodas de conversa acontecem ao longo desta semana, como o bate-papo “HIV 43 Anos: temos conquistas, mas os desafios continuam presentes!”, com Roseli Tardelli, Maria Cristina Abbate, Lucas Raniel e Micaela Cyrino, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP (CPF), no dia 4/12, a partir das 19h. Eles comentam o período que vai desde o primeiro caso de infecção pelo vírus que causa a Aids até a luta travada pela sociedade para os avanços com relação a tratamentos e prevenção, assim como para o desenvolvimento da vacina e para barrar novas infecções.
No Sesc Carmo, acontecerá, no dia 02/12, o bate-papo “Potência, resistência e sensibilidade nas ações culturais em saúde”, das 18h30 às 20h. Participam da conversa o curador do MASP/SP, André Mesquita, o ator e dramaturgo Ronaldo Serruya e a cinepoeta e jornalista Marina Vergueiro. O foco do encontro é discutir estratégias que lidam pelas vias do sensível e como utilizar-se da arte e comunicação tornam-se potentes meios para dar voz e ouvidos às diversidades atuais, possibilitando direitos à liberdade de expressão e respeito nas relações.
Pessoas de todas as idades estão convidadas a refletir sobre a promoção de saúde sexual, de maneira ampliada, reforçando a importância do cuidado em qualquer fase da vida, na roda de conversa do Sesc Vila Mariana com a ação “Se Toque! Saúde Sexual no envelhecimento”. O debate ocorre em duas sessões, dias 4 e 6/12, às 9h30 e 16h30, respectivamente.
Ainda sobre a sexualidade de pessoas idosas, no Sesc Pinheiros, no dia 6/12, das 19h às 21h, acontece um bate-papo com Luiz Baron e Milton Crenitte, que discorrem a respeito sobre os cuidados com a saúde física e emocional nas relações afetivas em qualquer idade.
Interior – O Sesc Franca apresenta, no dia 1/12, a vivência Escritas Corpos De Si(Da), com o Coletivo Contágio. A performance emerge da necessidade de reescrever as narrativas da Aids em corpos vivendo com HIV. Em cena, os artistas irão vestir um manto que será bordado pelo público participante enquanto os performers recitam poemas sobre questões que atravessam as vivências de corpos positivos. A vivência acontece das 10h30 às 12h30.
Já o Sesc Catanduva exibe, no sábado (7/12), das 14h às 17h, o filme “120 Batimentos Por Minuto”, seguido de um debate com Felipe Brida, crítico de cinema. O roteiro se passa na França dos anos 1990, quando o grupo ativista Act Up intensifica seus esforços para que a sociedade reconheça a importância da prevenção e do tratamento da Aids.
No Sesc Registro, o destaque é o bate-papo “Na cama com Dindry Buck: Educação para a diversidade e prevenção com bom humor”, no dia 29/11, às 17h30. De forma divertida, educativa e informativa, a drag queen aborda a temática da diversidade sexual, o uso de métodos de prevenção disponíveis, ampliando o acesso a informações seguras, combatendo preconceitos e promovendo o respeito às diferentes identidades e orientações.
Confira toda a programação do projeto Contato no site: sescsp.org.br/contato
SERVIÇO
Projeto Contato
De 29/11 a 10/12
Onde: 24 de Maio, Av. Paulista, Belenzinho, Bom Retiro, Carmo, Catanduva, Centro de Pesquisa e Formação (CPF), CineSesc, Florêncio de Abreu, Franca, Guarulhos, Itaquera, Pompeia, Pinheiros, Presidente Prudente, Registro, Santana, Santo Amaro, Santo André, São Carlos, Taubaté e Vila Mariana.
Acesse a programação completa: www.sescsp.org.br/contato
CAPITAL
O quê: Ateliê Aberto – Acervo Bajubá
Quando: 29/11, sexta, das 11h às 16h.
Onde: Rua D. José de Barros (Ao lado da unidade Sesc 24 de Maio).
Ingressos: Sem retirada de ingressos. A partir de 12 anos.
O quê: Encontro – Mais arte, menos Aids 2024
Quando: 01/12, domingo, das 11h às 16h.
Onde: Em frente à unidade Sesc Avenida Paulista.
Ingressos: Sem retirada de ingressos. Todas as idades.
O quê: Apresentação – Corpo Vivo Posithivo: Cortejo
Quando: 01/12, domingo, das 14h às 14h30.
Onde: Sesc Santo André. Área de convivência
Ingressos: Sem retirada de ingressos. Todas as idades.
O quê: Bate-papo – HIV 43 Anos: temos conquistas, mas os desafios continuam presentes
Quando: 04/12, quarta, das 19h às 21h.
Onde: Centro de Pesquisa e Formação (CPF). Sala 7 (Sofá bege)
Ingressos: Inscrições a partir das 14h do dia 27/11, até o dia 4/12. Enquanto houver vagas.A partir de 16 anos.
O quê: Bate-papo Potência, resistência e sensibilidade nas ações culturais em saúde
Quando: 02/12, segunda, das 18h30 às 20h.
Onde: Sesc Carmo. Área de Convivência – 1° Andar.
Ingressos: Grátis. Retirada de ingressos com 30 min de antecedência. A partir de 16 anos.
O quê: Bate-papo – Se Toque! Saúde Sexual no envelhecimento
Quando: dia 4/12, quarta, às 9h30 | Dia 6/12, sexta, às 16h30
Onde: Sesc Vila Mariana. Espaço de Tecnologias e Artes – Alta Tecnologia (3º Andar, Torre A)
Ingressos: Sem retirada de ingressos.
O quê: Bate-papo – Sexualidade e cuidado da pessoa idosa
Quando: 6/12, sexta, das 19h às 21h.
Onde: Sesc Pinheiros. Sala de Oficinas 1 – 2º andar
Ingressos: Sem retirada de ingressos. Livre.
INTERIOR
O quê: Bate-papo – Na Cama com Dindry Buck: Educação para a diversidade e prevenção com bom humor
Quando: 29/11, sexta, às 17h30.
Onde: Sesc Registro. Sala de múltiplo uso.
Ingressos: Retirada de ingressos com 1h de antecedência.
O quê: Vivência Escritas Corpos De Si(Da), com o Coletivo Contágio
Quando: 01/12, das 10h30 às 12h30
Onde: Sesc Franca. Itinerante
Ingressos: Sem retirada de ingressos. Livre
O quê: Exibição e debate – Filme: 120 Batimentos Por Minuto
Quando: 7/12, sábado, das 14h às 17h.
Onde: Sesc Catanduva. Sala de Ginástica.
Ingressos: Sem retirada de ingressos. A partir de 12 anos.
__________________________