Crianas recebem cartas de apoio escritas por familiares minutos antes de prova do Saresp

 

Quarta-feira (13) foi dia de Saresp, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, prova que visa medir o desempenho dos alunos em diversas áreas de conhecimento. 
 

Em São Vicente, onde mais de 6 mil crianças do 2º e 5º anos da rede municipal participaram da avaliação, a Unidade Educacional Raquel de Castro (Bitaru) preparou uma agradável surpresa para 120 alunos de quatro turmas.

Minutos antes da aplicação da prova, o carteiro Milton Lima entregou, de mão em mão, cartas escritas por familiares, cada qual com uma mensagem de estímulo aos pequenos. “Fiquei bem contente de participar dessa missão, porque é uma ação para o bem, que vai ajudar as crianças do bairro onde trabalho”, afirmou Milton, que trabalha há 27 anos nos Correios do Brasil.

Diretora da unidade, Kirlley França explicou que a ideia surgiu como forma de aumentar a autoconfiança dos pequenos. “Quisemos gerar um clima mais tranquilo, tirar a tensão dos alunos, deixar o ambiente leve na hora da prova. Conversamos com os pais, que gostaram da proposta e colocaram no papel todo o sentimento que nutrem pelos seus filhos”. A diretora destacou, ainda, que o gênero textual carta foi trabalhado com os alunos nas aulas de língua portuguesa no decorrer do semestre. 

Enzo Gabriel Oliveira Machado, 8 anos, recebeu palavras de apoio de toda a família, e também de pessoas próximas. “A tia Denise é cliente da minha mãe, que é cabeleireira. Ela disse que eu sou muito importante e que vou conseguir fazer uma boa prova”, revelou, agradecendo. Henrique Ramos Dias, 7 anos, disse que “minha mãe escreveu que sou um bom filho. Gostei muito”. Elisa Valêncio dos Santos, 7, leu a cartinha assinada pelo pai, a mãe e a irmãzinha. “Obrigado por aparecer em nossas vidas. Você é muito inteligente e educada. Te amamos”.


Aplicado anualmente em escolas do Estado de São Paulo, o Saresp traz questões de diversas áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa e Matemática, com o objetivo de fornecer dados sobre o aprendizado dos alunos e apoiar a formulação de políticas educacionais para melhorar o ensino.

Texto – Renato Pirauá
Fotos – Tadeu Filho

source
Com informações da Prefeitura de São Vicente

Deixe uma resposta