As iniciativas de cooperação entre unidades prisionais e governos municipais proporcionam benefícios tanto para os custodiados como para os cidadãos. Em Aimorés, na região do Vale do Rio Doce, uma recente parceria firmada entre o presídio e a prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, proporcionará às crianças acolhidas pelo orfanato local um ambiente mais agradável e humanizado para se viver.

À procura de uma oportunidade para beneficiar a comunidade aimoreense e, em contrapartida, possibilitar aos custodiados o desenvolvimento pessoal por meio da realização de um ofício, a equipe do Presídio de Aimorés vem se empenhando desde o início deste ano para formalizar uma parceria com o poder público municipal e com outras instituições locais. A colaboração foi efetivamente concretizada no segundo semestre de 2024 e, há pouco mais de um mês, tiveram início as obras para ampliação do prédio que abriga o orfanato.

A parceria conta com o trabalho voluntário de 14 detentos do regime semiaberto, mas há a expectativa de que, no total, 30 presos participem do projeto. Os custodiados possuem uma jornada de trabalho de seis a oito horas por dia, de segunda-feira a sexta-feira, e recebem o benefício de um dia de remição de pena para cada três dias trabalhados.

Para que os detentos possam desenvolver suas atividades laborais, a Prefeitura de Aimorés disponibiliza todos os materiais necessários, bem como os equipamentos de proteção individual (EPIs). Além disso, o órgão também é encarregado do fornecimento das refeições entregues aos custodiados em seu horário de trabalho. 

Tendo acompanhado todos os trâmites relacionados à parceria, o diretor-geral do Presídio de Aimorés, José Carlos Fernandes de Oliveira, pontua que a concretização da cooperação é “um marco significativo para a comunidade e os envolvidos”. Ele também destaca que há diversos aspectos positivos da colaboração entre as duas instituições.

“Essa iniciativa proporciona uma oportunidade valiosa para os detentos, permitindo a reabilitação e reintegração social através do trabalho. A participação em atividades laborais ajuda a desenvolver habilidades profissionais, aumenta a autoestima e prepara os presos para uma reintegração mais suave na sociedade após o cumprimento de suas penas”, afirma. “Para a Prefeitura de Aimorés, essa parceria traz benefícios tangíveis, como a realização de serviços e obras que podem ser de difícil execução devido a limitações orçamentárias ou de mão de obra. Tarefas como limpeza urbana, manutenção de espaços públicos e outras atividades de infraestrutura local podem ser mais facilmente executadas, melhorando a qualidade de vida dos moradores”, completa o diretor. 

Outras frentes

Além da cooperação com a prefeitura municipal, o Presídio de Aimorés conta com o apoio de ONGs e empresas da região para promover outras iniciativas voltadas para a ressocialização dos custodiados, como cursos profissionalizantes nas áreas de marcenaria, jardinagem, informática e culinária. A unidade prisional possui, também, parcerias com instituições educacionais para a oferta de programas de alfabetização e turmas de ensino médio intramuros, uma ação que busca ampliar as oportunidades dos custodiados e reduzir a reincidência criminal.

source
Com informações da Agência Minas

Deixe uma resposta