Os profissionais de saúde da Estância Turística de Paraibuna participaram, na última quinta-feira, 24, na Casa da Agricultura, de um treinamento voltado para dois temas essenciais na saúde pública, a atualização sobre sífilis, com ênfase no pré-natal e na prevenção da sífilis congênita, e a prevenção e manejo de situações de violência.

O treinamento foi destinado aos profissionais da Saúde da Família (ESF’s), UBS (Unidades Básicas de Saúde), UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e da Vigilância Epidemiológica, equipes que estão à frente no atendimento à população e na prevenção das doenças.

Na parte dedicada à violência, os participantes receberam orientações sobre protocolos de atendimento e encaminhamento adequado, assegurando proteção e assistência humanizada às vítimas.

Ana Rita De Araújo e Silva, diretora do Departamento de Saúde, destacou que os assuntos abordados durante o treinamento são fundamentais para os profissionais que trabalham com saúde pública, pois impactam nos indicadores de saúde do município e na qualidade de vida dos munícipes.

A palestrante, Dra. Andrea Rafael, infectologista da GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de São José dos Campos, trouxe conhecimentos atualizados sobre a detecção precoce e o tratamento adequado da sífilis em gestantes, visando evitar a transmissão para o bebê e prevenir casos de sífilis congênita.

“A capacitação trouxe reflexões sobre o atendimento das vítimas de violência, bem como gestantes e seus recém-nascidos, com ênfase na transmissão materno-infantil da sífilis, visando atualizar o conhecimento, qualificar as ações técnicas e promover uma assistência integral e mais humanizada”, ressaltou Andrea.

Essa iniciativa, faz parte de um esforço contínuo para que os profissionais de saúde do município estejam sempre atualizados e capacitados para garantir um atendimento de qualidade e eficiente para a população.

source
Com informações da Prefeitura de Paraibuna

Deixe uma resposta