Evento contou com participação de autores e diversas manifestações culturais

A sexta edição da Festa Literária de São Gonçalo (Flisgo) foi aberta na noite da última segunda-feira (4), no Teatro Municipal. Foi uma noite com participação de autores e diferentes formas de manifestações culturais.

A edição 2024 da Flisgo traz o tema “Identidades e Territórios”, explorando as relações entre cultura, pertencimento e o território local, buscando valorizar a identidade dos gonçalenses.

“É um prazer estar recebendo a Flisgo no Teatro Municipal. A diversidade que a gente viu aqui não exprime nem 1% do que a gente tem dentro do território de São Gonçalo. É uma alegria muito grande! Esse teatro é de vocês, os equipamentos culturais de São Gonçalo são de vocês, tudo que é da cultura é de vocês”, disse a secretária de Turismo e Cultura, Júlia Sobreira.

O evento se estende além da literatura e, durante a abertura, teve dança, poesia, hip hop, teatro, apresentações circenses e debates sobre cultura local, cultura negra e outros temas.

“Quando tive essa ideia de transitar pelos territórios de São Gonçalo, sempre ouvia: “Mas você tem certeza, literatura?” Temos aí mais 14 dias com vocês aqui dentro do território de São Gonçalo. É muito importante esse momento” , disse Alberto Flisgo, organizador da feira literária.

Nesta edição, a Flisgo amplia sua atuação com participação de autores, exposições e oficinas, visando alcançar um público mais amplo e contribuir para a visibilidade de São Gonçalo como um polo cultural no Estado do Rio de Janeiro. A entrada para todos os eventos é gratuita.

A sexta edição da Flisgo é um projeto contemplado pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de São Gonçalo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, através da Lei Paulo Gustavo, edital Nº 06/2023 – Todas as artes gonçalenses.

Programação Flisgo:

– 05/11 Diálogos gonçalenses, no Teatro Municipal de São Gonçalo, às 19h

– 08/11 Encontros de histórias, contos e criatividade, na Lona Cultural Lídia Maria da Silva, no Jardim Catarina, às 9h

– 09/11 Encontros de histórias, contos e criatividade, na Lona Cultural Lídia Maria da Silva, às 9h

– 10/11 Sons e movimentos, no Centro de Tradições Nordestinas, em Neves, às 10h

– 13, 15 e 17/11 Mostra Literária Partage Shopping, às 10h

source
Com informações da Prefeitura de São Gonçalo

Deixe uma resposta