Servidorse do SG-Previ recebem orientações sobre câncer de próstata     

Funcionários do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de São Gonçalo (SG-Previ) receberam a visita da Fundação Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg) nesta quarta-feira (13). O motivo foi a ação de conscientização da Campanha Novembro Azul. No entanto, outras atividades integrativas à saúde foram realizadas. 

“Os homens são mais difíceis de procurar auxílio médico. As mulheres já têm o costume de se cuidarem mais. Viemos mostrar que eles também precisam se cuidar e se vigiar. E, nós da Funasg, estamos de portas abertas para recebê-los e atendê-los no que for preciso. Oferecemos uma gama de serviços e especialidades médicas gratuitamente para os servidores efetivos”, disse o presidente da Funasg, Gelson Marins

Com os projetos Funasg Mais e Funasg Itinerante, os servidores foram orientados em relação à saúde do homem com ênfase no câncer de próstata, seus sintomas, exames preventivos e hábitos saudáveis. Rodas de conversa, atividade laboral e orientações sobre os cuidados com o corpo e mente também ajudaram no trabalho de conscientização. 

A Campanha Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que pode ser detectado através de alteração em um tipo de exame de sangue chamado de PSA (sigla em inglês de Prostate-Specific Antigens, que significa Antígeno Prostático Específico) e do exame de toque.

O câncer de próstata costuma ser assintomático. Por isso, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e obesidade) ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao médico, uma vez ao ano, para realizar o exame PSA.

A Funasg oferece serviços e benefícios ao funcionalismo público efetivo municipal. Basta apresentar os documentos (identidade, CPF, comprovante de residência, três últimos contracheques e uma foto) e fazer a carteira do servidor e de seus dependentes (filhos e cônjuges). Todos os serviços são gratuitos e não há nenhum tipo de desconto ou mensalidade.  

source
Com informações da Prefeitura de São Gonçalo

Deixe uma resposta