“É uma alegria estar aqui para esse momento tão importante na vida de cada um. Formar pessoas para o mercado de trabalho é oferecer ferramentas para que conquistem seus sonhos, é abrir portas para um futuro mais promissor”. Com essas palavras, a secretária da Proteção Social, Onélia Santana, celebrou a certificação de 1.071 pessoas nos Complexos Sociais Mais Infância João XXIII e Curió, em Fortaleza, na quarta-feira (27). Santana também destacou a qualificação como um investimento essencial para o futuro e para a construção de um Ceará mais justo e igualitário.
João Luís, um dos participantes certificados, é autônomo e oferece serviços de limpeza para empresas. Ao fazer o curso de Barbeiro Freestyle, ele ampliou suas oportunidades e agora planeja diversificar sua renda, além de dedicar parte de seu tempo a trabalhos voluntários. “É uma chance de crescer profissionalmente e, ao mesmo tempo, retribuir à comunidade de alguma forma”, comentou João, que é pai de Valentina, de seis anos, aluna de balé no Complexo do João XXIII.
Foi durante suas idas e vindas ao equipamento da SPS, devido às atividades de Valentina, que João Luís soube dos cursos oferecidos no turno da noite. “Foi importante que as aulas acontecessem após o expediente de trabalho. A maioria dos alunos trabalha durante o dia”, explica. Ele também ressaltou a importância dos cursos para pais, mães e jovens que buscam maneiras de melhorar a vida. “Muita gente precisa de qualificação profissional e dos kits para começar um negócio próprio”, acrescenta João Luís.
No Curió, Flávia Araújo concluiu o curso de Design de Sobrancelhas. Ao descobrir que estava gestante, viu na qualificação oferecida pela SPS uma oportunidade para começar a trabalhar como autônoma. “Logo que descobri a gravidez, iniciei o curso. As aulas foram muito produtivas e já faço atendimentos pontuais”, relatou. Agora, com o kit recebido, ela espera ampliar a clientela e proporcionar um futuro melhor para sua filha de onze anos e para o bebê que está por vir.
Sempre interessada pela área de beleza, Flávia também realizou o curso de limpeza de pele, no Complexo. Mesmo com a chegada do novo filho, ela planeja seguir se especializando. “Quero continuar me profissionalizando. Os filhos são parte muito importante da nossa vida, mas não devemos parar de fazer o que gostamos”, afirma.
Além dos cursos de qualificação profissional, o Complexo do Curió também certificou alunos que concluíram o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Irene Mateus de Souza, uma das certificadas, compartilhou que o aprendizado tem sido útil para interpretar a fala de pessoas surdas na igreja que frequenta, onde participa de encontros de casais e cuida de crianças. “Esse curso é muito importante, acho que todos deveriam aprender, pois assim incluiremos pessoas com comunicação dificultada”, conclui Irene.
Para mais informações sobre matrículas nos cursos, entre em contato com os Complexos Sociais Mais Infância.
Serviço
Complexo Mais Infância Cristo Redentor
Endereço: Rua Camélia, 450, Cristo Redentor, Fortaleza
Telefone: (85) 98439-3461
Complexo Mais Infância João XXIII
Endereço: rua Araguaiana, 77, João XXIII, Fortaleza
Telefone: (85) 98439-0649
Complexo Mais Infância Curió
Endereço: rua Dom Helder Câmara com Rua Paulo Freire, Curió, Fortaleza
Telefone: (85) 98523-2518
Complexo Mais Infância de Barbalha
Endereço: Av. Antônio Correia Saraiva, s/n, Santo Antônio, Barbalha (antigo prédio do CSU)
Telefone: (88) 98788-1211
source
Com informações do Governo do Estado do Ceará