O mês de novembro é amplamente lembrado pelas campanhas de conscientização contra o câncer de próstata, o chamado “Novembro Azul”. No entanto, ele também celebra uma outra pauta muito importante: o “Novembro Roxo”, voltado à conscientização sobre a prematuridade. Em São Vicente, a Maternidade Municipal (Centro) ganhou toques de roxo pelos corredores, com o objetivo de dar destaque a esse tema.


 


Durante o mês, a unidade está realizando rodas de conversa, palestras, bate-papos entre as profissionais de saúde e os ‘Minutos Roxos de Sabedoria’, uma caixa itinerante na qual os funcionários sorteiam um card com informações sobre prematuridade e cuidados de enfermagem. A cada informação eles ganham o direito de uma raspadinha para o sorteio de brindes. 


 


Também foi realizado um ensaio fotográfico dos recém-nascidos prematuros internados na Maternidade. As ilustrações estão expostas na unidade durante todo o mês de novembro, e serão entregues às mães após o término da campanha. As ações foram desenvolvidas pela enfermeira da Educação Permanente, Luciana Santos de Freitas Melo, e a coordenadora da UTI Neonatal, Enf Alessandra Barcelos, com apoio da Diretoria Médica, Gerência de Enfermagem e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).


 


A médica neonatologista da Maternidade, Juliana Motta, foi uma das palestrantes. Ela listou a assistência necessária para estes bebês: “A neonatologia é a ciência do cuidado delicado. Quanto mais prematuro o bebê é, mais risco de mortalidade e complicações ele pode ter. Por isso nós temos que ter muito cuidado com a assistência que vamos conceder a esses bebês”. 


 


No Município, os recém-nascidos da rede que passam pela situação são encaminhados a acompanhamento médico e multiprofissional com especialistas e terapias para estimulação precoce. Além disso, é ofertado todo o apoio ainda na Maternidade. Nesse momento, é essencial que tanto a mãe quanto o bebê fiquem em acompanhamento e monitoramento de toda rede de saúde. 


 


Dados – No Brasil, a cada dez recém nascidos, um é prematuro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerado bebê prematuro aquele que nasce antes das 37 semanas de gestação, condição que gera uma série de peculiaridades e cuidados redobrados para a assistência médica e familiar. Controle de temperatura corporal, níveis de glicose, respiração e sistema imunológico são algumas das características que estes recém-nascidos necessitam de atenção.


 


“Realizamos as atividades durante o mês para, justamente, levantar a importância desses cuidados com os bebês prematuros, como o acompanhamento médico, seja apenas por uma pediatra ou também por uma equipe multidisciplinar. Quero parabenizar toda a equipe da Maternidade por essas atividades essa linda deoração alusiva ao Novembro Roxo”, ressaltou a secretária da Saúde, Michelle Santos.

source
Com informações da Prefeitura de São Vicente

Deixe uma resposta