Publicada no The New England Journal of Medicine, análise aponta que pacientes que tomaram semaglutida apresentaram melhora da dor nos joelhos, além da perda de peso

São Paulo, 5 de novembro de 2024 — Pacientes com obesidade e sobrepeso frequentemente sofrem de dores no joelho, conhecidas como osteoartrite, o que muitas vezes limita ou impede a prática de atividade física. Contudo, uma análise do estudo STEP 9, publicada no New England Journal of Medicine em 30 de outubro de 2024, demonstrou o impacto da semaglutida (2,4 mg) no tratamento da obesidade em pacientes afetados por osteoartrite no joelho.

A pesquisa, realizada com 407 adultos em 11 países, com 61 centros de investigação¹, demonstrou que o medicamento não apenas ajudou a reduzir o peso corporal, mas também aliviou as dores no joelho associadas à osteoartrite1 e melhorou a função física desses pacientes1. “Esse é um resultado importante, que mostra que o tratamento medicamentoso da obesidade pode trazer outros benefícios para além da perda de peso, como a redução de dores articulares e a proteção cardiovascular, como já apontado por outros estudos”, explica Priscilla Mattar, vice-presidente da área médica da Novo Nordisk.

Segundo o STEP 9, a semaglutida 2,4mg reduziu significativamente o peso dos participantes (média de 13,7% de perda de peso em comparação a 3,2% com o placebo) após 68 semanas. Houve também uma redução importante nas dores no joelho (pontuação de dor no índice WOMAC – um questionário que avalia a dor, rigidez e função física de pacientes com osteoartrite (OA) de joelho ou quadril caiu 41,7 pontos com a semaglutida, contra 27,5 com o placebo). O estudo ainda apontou que os pacientes diminuíram o uso de medicamentos analgésicos para a dor¹.

Além disso, os pacientes que utilizaram semaglutida 2,4 mg experimentaram uma melhora significativa em sua capacidade física, permitindo-lhes movimentar-se com mais facilidade e sentir menos dor ao realizar atividades do dia a dia. “Estamos falando da recuperação do movimento em pacientes que anteriormente sofriam com dores que poderiam limitar sua capacidade de praticar atividade física, algo fundamental para a manutenção de uma vida saudável”, destaca Mattar.

Em 10 de outubro, o Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) adotou uma opinião positiva para a atualização do rótulo do Wegovy® na União Europeia (UE), incorporando dados do estudo STEP 9 que demonstram o efeito da semaglutida 2,4 mg na redução da dor relacionada à osteoartrite de joelho e na perda de peso corporal. Os dados incluídos mostraram uma melhora clinicamente significativa na dor relacionada à osteoartrite de joelho em comparação ao placebo.

A recomendação de incorporar os dados do estudo STEP 9 soma-se às duas atualizações recentes no rótulo do Wegovy® pela EMA, que incluíram dados do estudo SELECT, destacando a redução do risco de ataque cardíaco, derrame e morte cardiovascular, bem como dados dos estudos STEP-HFpEF, que mostraram a redução de sintomas, melhora nas limitações físicas e na função de exercícios em pessoas com insuficiência cardíaca relacionada à obesidade com fração de ejeção preservada.5,6 Com a opinião positiva do CHMP, a Novo Nordisk espera que a atualização do rótulo na UE seja implementada dentro de aproximadamente um mês, após o processo de revisão linguística pela EMA.

Saiba mais sobre a osteoartrite (dor no joelho)

A osteoartrite é uma condição comum, especialmente em pessoas com obesidade, pois o excesso de peso aumenta o estresse nas articulações, como o joelho. A obesidade não só contribui para o desenvolvimento dessa doença, mas também acelera sua progressão. O tratamento da osteoartrite muitas vezes envolve perda de peso e exercícios físicos, mas muitos pacientes têm dificuldade em aderir a essas recomendações. Assim, os resultados do estudo indicam que a semaglutida 2,4mg pode ser uma alternativa promissora para ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida de quem tem essa condição.

Sobre a semaglutida 2,4 mg

Trata-se do primeiro e único tratamento para obesidade com benefício e proteção cardiovascular comprovados, além de ser, no País, o primeiro e único análogo semanal do GLP-1 aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar adultos e adolescentes acima de 12 anos que vivem com obesidade e sobrepeso com ao menos uma comorbidade relacionada ao peso1.

Pesquisas clínicas comprovaram que o medicamento apresenta redução média de 17% do peso, sendo que um terço dos pacientes apresentam redução superior a 20%, além de diminuição de 20% no risco de eventos cardiovasculares adversos maiores (MACE, que consiste em morte cardiovascular, infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral não fatal)1. Também já foi comprovado que a redução no risco de MACE ocorre independentemente da perda de peso desses pacientes, que se mostrou sustentada ao longo de 4 anos, com relação positiva de risco-benefício e perfil de segurança consistente.

Todos os produtos da Novo Nordisk da classe GLP-1 são tarja vermelha e, por isso, só podem ser vendidos sob prescrição médica.

Sobre o ensaio STEP 9 (semaglutida 2,4 mg)

O STEP 9 foi um estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, projetado para avaliar a eficácia da semaglutida 2,4 mg em comparação ao placebo como complemento às modificações no estilo de vida (orientações sobre dieta com redução calórica e atividade física) na redução do peso corporal e da dor relacionada à osteoartrite do joelho em pacientes com obesidade e diagnóstico clínico e radiológico de osteoartrite moderada do joelho, além de dor moderada a grave¹.

Os participantes foram randomizados na proporção de 2:1 para receber semaglutida 2,4 mg subcutânea uma vez por semana ou placebo por 68 semanas, seguidas por 7 semanas de acompanhamento sem tratamento. Houve uma escalada de dose de 16 semanas para permitir a adaptação à terapia (reações adversas gastrointestinais). O estudo randomizou participantes entre outubro de 2021 e março de 2022¹. Todos os desfechos foram medidos desde o início até a semana 68. Os desfechos primários foram a variação percentual no peso corporal e a variação no escore de dor do WOMAC¹.

O estudo inscreveu 407 adultos e foi conduzido em 11 países, com 61 centros de investigação¹.

Entre pacientes com obesidade e osteoartrite do joelho, a semaglutida 2,4 mg foi superior ao placebo na redução do peso corporal e na dor relacionada à osteoartrite do joelho, além de melhorar a função física relacionada à osteoartrite do joelho. Com uma baixa frequência de eventos adversos graves, esses resultados apoiam um perfil favorável de benefício e risco da semaglutida 2,4 mg em pessoas com obesidade e osteoartrite do joelho.

A semaglutida não tem a aprovação regulatória para o tratamento da osteoartrite do joelho.

Sobre a Novo Nordisk

Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em 1923 e com sede na Dinamarca. Nosso propósito é impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela nossa história centenária relacionada ao diabetes. Fazemos isso sendo pioneiros em descobertas científicas, expandindo acesso aos nossos medicamentos e trabalhando para prevenir e, até mesmo, curar doenças. A Novo Nordisk emprega mais de 64 mil pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170 nações. No Brasil desde 1990, a empresa conta atualmente com mais de 2 mil funcionários. Está presente em três estados, com um escritório administrativo em São Paulo (SP), um centro de distribuição em São José dos Pinhais (PR) e um site produtivo em Montes Claros (MG), reconhecido como a maior fábrica de insulinas do Brasil e América Latina. Para mais informações, visite www.novonordisk.com.br e siga nossos perfis oficiais nas redes sociais InstagramFacebookLinkedIn e YouTube.

Referências

1. Bliddal H, Bays H, Czernichow S, et al. Once-Weekly Semaglutide in Persons with Obesity and Knee Osteoarthritis. N Engl J Med. 2024; 391:1573-83.

2. Centers for Disease Control and Prevention. Arthritis risk factors. Acessado em: Septembro 2024. |Disponível em https://www.cdc.gov/arthritis/risk-factors/index.html.

3. World Health Organization. Osteoarthritis. Acessado em outubro 2024. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/osteoarthritis.

4. Nedunchezhiyan U, Varughese I, Sun AR, et al. Obesity, inflammation, and immune system in osteoarthritis. Front Immunol. 2022;13:907750.

5. Kosiborod MN, Abildstrom SZ, Borlaug BA, et al. Semaglutide in Patients with Heart Failure with Preserved Ejection Fraction and Obesity. N Engl J Med. 2023; 389:1069-1084.

6. Kosiborod MN, Petrie MC, Borlaug BA, et al. Semaglutide in Patients with Obesity-Related Heart Failure and Type 2 Diabetes. N Engl J Med. 2024; 390:1394-1407.

Deixe uma resposta