Iniciou nesta segunda-feira (11) à Semana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses. Aderindo a esta ação, os agentes de saúde municipais estão visitando ativamente os bairros da zona rural e urbana, realizando vistorias e prestando importantes esclarecimentos aos munícipes sobre como combater o mosquito.

Entre as ações serão feitas orientações para a eliminação de focos de água parada, como em pneus, caixas d’água destampadas e outros recipientes que possam acumular água, além de promover a conscientização sobre a importância de prevenir e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.

Segundo o Governo do Estadual, até o dia 5 de novembro deste ano, foram registrados mais de 2 milhões de casos e 1.899 óbitos provocados pela dengue em todo o estado de São Paulo. Já em Paraibuna, o caso mais recente foi registrado nesta segunda-feira (11) na região central do município.

Diante desse cenário alarmante, a iniciativa busca antecipar e intensificar as ações de prevenção, especialmente com o agravamento dos riscos devido às mudanças climáticas. O aumento da temperatura, as chuvas e a umidade favorecem a proliferação do mosquito e a disseminação das arboviroses em novas áreas.

A participação ativa da comunidade é fundamental para evitar surtos de doenças e garantir a saúde coletiva, especialmente em tempos de condições climáticas que favorecem a propagação das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Para ajudar a população no combate ao mosquito, seguem algumas orientações essenciais para eliminar focos de água parada e reduzir o risco de transmissão de dengue, zika e chikungunya:

  • Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
  • Descarte correto do lixo: Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada; evite jogar lixo em terrenos baldios.
  • Armazenamento de garrafas: Se guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo para evitar acúmulo de água.
  • Evite acúmulo de água em lajes: Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.
  • Cuidados com vasos de plantas: Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda; vasos de plantas aquáticas devem ser lavados semanalmente com água e sabão, e a água trocada com frequência.
  • Armazenamento de pneus: Se guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos e protegidos da chuva.
  • Manutenção de calhas: Limpe as calhas com frequência para evitar que galhos e folhas impeçam o fluxo de água.
  • Limpeza de recipientes de água: Lave semanalmente, com água e sabão, os recipientes usados para armazenar água.
  • Evite acúmulo de objetos: Não acumule objetos e materiais no quintal ou garagem, pois podem atrair outros animais e servir de criadouro para o mosquito.

A Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna reforça que, para a prevenção ser eficaz, é fundamental a participação de todos. O combate ao Aedes aegypti depende de cada cidadão. Receber os agentes de saúde em casa e seguir essas orientações contribui significativamente para proteger a saúde da comunidade.

source
Com informações da Prefeitura de Paraibuna

Deixe uma resposta