Empresa é uma das parceiras do Programa Tem Saída da Prefeitura de São Paulo e, desde 2019, contrata mulheres que querem romper com o ciclo de violência
São Paulo, novembro de 2024 – Apenas nos primeiros cinco meses de 2024, mais de 380 mil casos de violência contra a mulher foram registrados na Justiça brasileira, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em complemento, o Observatório Nacional da Violência contra a Mulher aponta que 30% das brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar, com a maior vulnerabilidade à primeira agressão concentrada na faixa etária de 19 a 24 anos, segundo o Instituto DataSenado. Os números evidenciam a necessidade de esforços coletivos no amparo às mulheres em situação de vulnerabilidade, por meio de programas de apoio e implementação de políticas públicas.
Consciente da importância das empresas na geração, incentivo e fomento de ações que impactem positivamente a sociedade, a Pernambucanas destaca-se ao promover e participar ativamente de iniciativas que contribuam com a autonomia financeira das mulheres, com o fim da violência e com a equidade de gênero.
Desde 2019, a varejista participa do Programa Tem Saída, uma política pública realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, o Ministério Público do Estado de São Paulo, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a OAB-SP. O programa tem como missão promover a inclusão econômica de mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Muitas vezes, uma estrutura financeira mais sólida se torna uma alavanca para que mulheres consigam romper o ciclo de todas as formas de violência.
Pela 6ª vez, a Pernambucanas reuniu um grupo de mulheres indicadas pelo Programa para uma tarde de conversas sobre desenvolvimento, carreira, empoderamento e propósito. Desse grupo, 80% das candidatas começarão uma jornada de trabalho nas lojas da varejista em São Paulo. Antes de recebê-las, as lideranças foram orientadas sobre como as mulheres devem ser acolhidas durante a nova jornada de trabalho e capacitadas para manterem o sigilo quanto as histórias.
A varejista também possui importantes iniciativas promovidas aos seus colaboradores e sociedade. Por meio de sua Universidade Corporativa Digital, os mais de 11 mil colaboradores têm acesso ao curso “Conscientização e Combate à Violência contra a Mulher”, que é obrigatório. O treinamento, criado pela própria empresa, também é aberto ao público e à sua cadeia de valor e traz como foco os padrões de comportamento, como identificar possíveis abusos, como agir, além de quais órgãos e canais de atendimento buscar apoio.
Para fortalecer os movimentos relacionados à temática, a Pernambucanas possui um compromisso firmado com a Coalizão pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, desenvolvida pelo Instituto Avon e ONU Mulheres, alinhada aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (The Women’s Empowerment Principles – WEPs). A iniciativa é um movimento do setor privado, espontâneo e colaborativo, que une esforços e recursos para gerar impacto social por meio da conscientização e mobilização, diária e constante, em favor do fim da violência contra mulheres e meninas.
Transformação através da educação, representatividade e mobilização
As mulheres representam 74% dos colaboradores da Pernambucanas. Dessas, 57% são negras. Além disso, 66% das mulheres estão em cargo de liderança, sendo que 45% são negras. Vale ressaltar que 50% da alta liderança da companhia é formada por mulheres.
Com a missão de contribuir com a equidade de gênero dentro e fora da organização, a marca é signatária do Pacto Global da ONU, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas que visa alinhar o mundo empresarial aos 10 princípios universais relacionados aos direitos humanos, trabalho, meio ambiente e ações anticorrupção.
Para a construção de um ambiente corporativo ainda mais diverso, a empresa possui o Grupo de Afinidade “Vozes Delas”. O time é formado por colaboradores de várias áreas, que identificam e propõem melhorias voltadas à equidade de gênero na companhia.
Outra importante ação é o Programa Mãe Pernambucanas, em que as colaboradoras contam com um monitoramento telefônico durante a gestação, feito por enfermeiras, com o objetivo realizar um acompanhamento, fornecer informações e esclarecer dúvidas. As mães que possuem plano de saúde oferecido pela empresa recebem isenção de coparticipação para as consultas e exames durante todo o período da gestação. Além disso, as que comprovarem, ao final da gestação, a realização do pré-natal e a participação do monitoramento telefônico recebem o Kit Mãe Pernambucanas. No retorno da licença-maternidade, a varejista também oferece auxílio-creche e o escritório e o Centro de Distribuição contam com salas de amamentação.
Uma importante iniciativa voltada às mães que trabalham nas mais de 480 lojas do pais é o Programa Mobilidade e Maternidade. A Pernambucanas possui uma política interna para que as gerentes de loja que são mães possam indicar em qual loja desejam trabalhar no retorno da maternidade, uma importante forma de cuidado para que elas se mantenham próximas da residência ou de sua rede de apoio.
Sobre a Pernambucanas
Há 116 anos, a Pernambucanas evolui junto com a família brasileira. Referência no varejo nacional, a companhia tem como marca registrada o pioneirismo e a contribuição para o progresso de diversas cidades do país. Conta com um time de estilistas que identifica as principais tendências mundiais da moda e oferece uma ampla variedade de produtos em vestuário, beleza, lar, eletroportáteis e informática. Está presente em mais de 340 cidades, em 15 estados e no Distrito Federal, com mais de 480 lojas e cerca de 12 mil colaboradores. Além do varejo, a companhia tem a sua fintech, a Pefisa, braço financeiro do grupo, responsável pelo desenvolvimento e gestão dos produtos como a Conta Digital Pernambucanas, PIX, cartões, empréstimo pessoal e seguros. Sempre se reinventando e acompanhando as necessidades de seus clientes, a Pernambucanas oferece uma plataforma de relacionamento em varejo e produtos financeiros com aplicativo, compra online, tablet nas lojas (concessão de crédito 100% digital em 10 minutos), emissão instantânea de cartão com chip e Wi-Fi grátis em todas as lojas.
Facebook: pernambucanas
Linkedin: pernambucanas
Instagram: pernambucanas
YouTube: Link
Website: Link