Webséries e reality shows são estratégias que estão ganhando força entre as empresas para alcançar públicos diversificados

As vendas de fim de ano representam uma das principais oportunidades para as empresas impulsionarem seus resultados. De acordo com dados do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV), a expectativa é de crescimento de até 8% nos meses de outubro a dezembro. Neste cenário, uma estratégia que se destaca nesse cenário é o uso de vídeos nas campanhas de marketing. Segundo o HubSpot State of Video Marketing Report 2023, 96% dos profissionais de marketing afirmam que os vídeos ajudam a aumentar a compreensão dos consumidores sobre produtos e serviços.

O YouTube lidera como a principal rede social para compartilhamento de vídeos, utilizado por 70% dos profissionais de marketing. O Instagram aparece em segundo lugar, com 60%, seguido pelo TikTok, com 35%. A escolha da plataforma pode influenciar o alcance, o formato e a abordagem do conteúdo. O YouTube é ideal para conteúdos mais longos e detalhados, enquanto o Instagram e o TikTok se destacam por sua capacidade de engajar com vídeos curtos e dinâmicos.

Além disso, cada plataforma também se destaca entre diferentes gerações. Segundo o Social Media Marketing Guide – Global Index 2024, plataformas como o Instagram é a preferida da Geração Z (16 – 26 anos), já o TikTok é a líder entre a Geração Alpha (8 – 15 anos). Entre os Millenials (30-43 anos), as principais são o LinkedIn, Facebook e Instagram. E para a Geração X (49-53 anos), o primeiro lugar vai para o Facebook.

Outras soluções

Uma opção que vem sendo adotada por diversas marcas são as webséries e reality shows. O diretor de cena e sócio da Próspero Filmes, Neto Nass, destaca que investir em projetos como realities e séries institucionais transforma produtos e serviços em verdadeiras experiências de entretenimento. Ele acredita que marcas que compreendem essa dinâmica conseguem envelopar seus serviços e produtos em narrativas impactantes que a imagem e criam conexões duradouras com o público. “Uma marca que investe num projeto como esse, entende que um produto deixou de ser um mero produto e passou a ser entretenimento”, afirma Nass.

Ele destaca ainda que a produção de um reality show ou série envolve um planejamento detalhado e uma execução precisa nas etapas de pré-produção, produção e pós-produção. Entre as particularidades, Nass ressalta que as filmagens costumam ocorrer de forma intensa em um período mais curto, mas a pós-produção pode durar muitos meses e demandar equipes volumosas para garantir que o conteúdo final atenda às expectativas da marca e do público.

Um exemplo disso é o reality Master Mechanic, da Massey Ferguson, produzido pela Próspero Filmes em parceria com a Agência Desafio, que alcançou resultados expressivos ao envolver seu público em uma competição de alto nível técnico, que já acumulou mais de 3,5 milhões de visualizações no YouTube além de também ter sido transmitido pelo Canal Rural. O reality conta com 3 episódios em que mecânicos agrícolas mostraram as suas habilidades técnicas em automação de máquinas. A dupla vencedora, Anderson Rodrigues, de Vacaria (RS), e Darlon Mota, de Patos de Minas (MG), conquistou um troféu exclusivo, R$ 20 mil para cada integrante e uma viagem para Buenos Aires, com visita à fábrica da Massey Ferguson em General Rodriguez, na Argentina.

Neto Nass descreve a experiência da produção, destacando o período de 8 meses de pré-produção, uma semana intensa de filmagens e dois meses de pós-produção para entregar o projeto em tempo recorde. O projeto contou com uma equipe de mais de 120 profissionais diretos e indiretos, evidenciando a complexidade e a dedicação necessária para uma produção desta magnitude. O trabalho da Próspero Filmes envolveu também o desenvolvimento de mais de 50 vídeos para as plataformas digitais, com o objetivo de engajar ainda mais o público antes, durante e após a exibição do reality.

Sobre a Próspero Filmes: Fundada em 2017 por Neto Nass e Dayane Lima, a Próspero Filmes se destaca no cenário audiovisual do interior paulista, com uma proposta única de contar histórias que geram conexões reais e inspiram reflexões. A produtora, que já atendeu grandes marcas como Ajinomoto, Brasilprev, Bosch, John Deere, Chevrolet GM, Massey Ferguson, e outras, oferece soluções personalizadas para cada cliente, focando sempre no storytelling.

Deixe uma resposta