No último sábado (09/11), as escolas municipais rurais de Bragança Paulista realizaram a primeira Feira do Projeto “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP), uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sebrae. O evento, que aconteceu nas escolas POLO Araras, E.M.R. Elena Moreto de Camargo Miranda, E.M.R. Deusmar Fabiano Motta, e E.M.R. Adelson Azevedo, marcou a conclusão de um semestre dedicado ao desenvolvimento da cultura empreendedora entre os alunos do ensino fundamental.

 

O projeto JEPP tem como objetivo principal inserir a educação empreendedora desde cedo, estimulando a criatividade, a autonomia e as habilidades para resolução de problemas. Durante o primeiro semestre, professores receberam formação online para aplicar os conteúdos em sala de aula, utilizando apostilas que abrangem do 1° ao 5° ano, cada uma com 10 unidades de trabalho temáticas. Em agosto, os alunos começaram a desenvolver suas atividades, que culminaram nas feiras e exposições.

 

Cada ano escolar apresentou um tema específico, explorando a criação de produtos e promovendo o aprendizado prático:

  • 1° ano: “Descobertas empreendedoras no Jardim Sensorial” com a produção de sachês de chá e aromas de ervas aromáticas.
  • 2° ano: “Descobrindo alimentos e temperos naturais”, onde os alunos desenvolveram temperos desidratados, sal temperado, mudas de cebolinhas e outras hortaliças.
  • 3° ano: “Brinquedos ecológicos”, com a confecção de brinquedos recicláveis, como o “vai e vem” e o pião.
  • 4° ano: “Produções culturais”, incluindo exposições de fotos, apresentações de danças culturais, seminários e um show de talentos.
  • 5° ano: “Cores e sabores”, com a criação de lanches naturais, doces e outros sabores.

A integração do projeto JEPP com o Projeto Conectando Aprendizagem também trouxe o uso de ferramentas tecnológicas. Com o apoio de iPads, os alunos utilizaram diversos aplicativos para elaborar seus produtos finais, tornando o aprendizado ainda mais interdisciplinar e dinâmico.

 

Durante os meses de novembro e dezembro, a feira acontecerá em outras escolas da rede municipal, incluindo EMR Terezinha Belloto; EM Professor José Murilo (Juca); EM Creusa Gomes de Azevedo; EM Antonio Dorival; EM Dinorah Ramos; EM Lucia Helena Pugiali; EM Zitta de Mello Barbosa; EM Abner Antônio Sperandio; EMR Eugenia de Souza Camargo; EMR Hebe Machado; EMR Maria da Glória; EMR Arline Menin; EM Joaquim Teodoro; EM Luiz Gonzaga Fernandes; EMR Fernanda Ximenes; EMR Roseli Aparecida Rossi Russi; EMR Lenar  Alvarez Santiago; EMR Yvette Apparecida Mucci; EM  Haidée Marçal Serbin; EM Desembargador Paulo Sérgio; EM Padre Donato Vaglio; EM Maria José Dorigo; EM João Rissardi; EM Orlando Pinto de Oliveira; EM Nilza Faria; EM Francisco Murilo Pinto; EMR Elizabeth Nani; EMR Monsenhor Pedro Paulo Farhat; EM Carlos Frederico dos S. Silva; EMR Maria Erci Ramos Valle; EM Augusto Vasconcelos; EM Jorge Tibiriçá; EM Ladislau Leme e EM Comendador Hafiz Abi Chedid.

 

Projeto JEPP promove cultura empreendedora em escolas municipais de Bragança Paulista (6)Projeto JEPP promove cultura empreendedora em escolas municipais de Bragança Paulista (4)Projeto JEPP promove cultura empreendedora em escolas municipais de Bragança Paulista (3)Projeto JEPP promove cultura empreendedora em escolas municipais de Bragança Paulista (2)Projeto JEPP promove cultura empreendedora em escolas municipais de Bragança Paulista (1)

source
Com informações da Prefeitura de Bragança Paulista

Deixe uma resposta