Para marcar o Dia Internacional de Atenção à Gagueira e cumprir o calendário oficial de eventos de Itupeva, que recentemente incluiu a Semana de Atenção à Gagueira e à Pessoa que gagueja, conforme Lei nº2.409 de 18/09/2024, a Prefeitura de Itupeva promoveu um encontro com servidores municipais.
Organizado e promovido pela Escola de Governo e Secretaria de Saúde, o encontro foi conduzido pelas fonoaudiólogas do Ambulatório de Saúde Mental, Silmara Lopes, Isabela Sousa e Gabriela Trevisan.
Rosali Marcondes, Enfermeira da Educação Permanente em Saúde e idealizadora da atividade, contou que um dos objetivos do encontro é desmistificar a gagueira e melhorar o atendimento à este público.
Na oportunidade, também relembraram personalidades históricas que sofriam de gagueira e foram lembradas. Alguns mitos e verdade também foram esclarecidos pelas fonoaudiólogas. Estima-se que, atualmente, dos 150 pacientes atendidos pela especialidade na Rede Municipal de Saúde de Itupeva, 15 são gagos.
Magali Romano Boniolo, coordenadora de projetos da Associação Abragagueira também contribuiu com o encontro. Ela tem essa disfunção de comunicação e fez importantes depoimentos, além das informações.
Tratamento
Além de disfemia, conhecida popularmente como gagueira ou gaguez, o tratamento de diversas outras disfunções na fala é realizado na Rede Municipal de Saúde. Para contatar o serviço, o usuário deve buscar ajuda da Unidade Básica de Saúde de referência do bairro.
source
Com informações da Prefeitura de Itupeva