A  Associação Comercial de São Vicente (Rua Jacob Emmerich, 1238 – Centro) recebeu, na manhã de quarta-feira (30), os representantes de entidades que ocuparão o Conselho Municipal de Saúde pelo pelo biênio 2024/2025. Durante a plenária, foram discutidos os direitos e deveres dos conselheiros, um breve panorama do atual cenário da rede de saúde da cidade e os futuros objetivos. A cerimônia de posse acontece no próximo dia 13, às 09h, no mesmo endereço.


 


O Conselho Municipal de Saúde tem por finalidade atuar na proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação e execução da política municipal de saúde. O órgão é composto por representantes da sociedade civil (50%), profissionais da saúde (25%) e representantes do governo/gestão (25%). “Todo recurso que vem para o Município é fiscalizado tanto pelo Legislativo, quanto pela sociedade civil, no caso, a sociedade formada pelo Conselho Municipal de Saúde”, detalha o assessor de gabinete, Edilberto Santos de Goes.


 


Hoje, dos mais de 20 Conselhos ativos da Cidade, o Conselho Municipal da Saúde é o mais representativo. Quem já fez parte do time, relembra o quanto a participação foi transformadora: “Dentro do Conselho, a gente passa a conhecer a parte burocrática da cidade, coisa que eu, como técnica de enfermagem, não teria conhecimento. Eu aprendi a olhar as verbas e as emendas, por exemplo, de outra maneira. Foi um aprendizado muito grande”, relembra a antiga Conselheira e técnica de enfermagem, Sheila Cristina Monzillo.


 


As reuniões acontecem sempre na segunda quarta-feira de cada mês, na Associação Comercial de São Vicente.


 


“O Conselho é um órgão de muita importância dentro da esfera do SUS municipal. Ele aprova os instrumentos de gestão, a prestação de contas e fiscaliza para que a gente consiga ter representatividade da maior parte da população na construção e no desenvolvimento das políticas públicas de saúde do município”, comentou a Secretária de Saúde, Michelle Santos.

source
Com informações da Prefeitura de São Vicente

Deixe uma resposta