Ação foi motivada por doação feita pelo Rotary Club de Itatiba
Membros do Rotary Club de Itatiba e estudantes municipais plantaram 120 mudas na área destinada ao pomar do futuro Jardim Botânico de Itatiba nesta sexta (13/12) (Divulgação/PMI)
A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Itatiba recebeu na manhã desta sexta-feira (13/12) a doação de 170 mudas de árvores do Rotary Club de Itatiba. 120 delas já foram plantadas na área reservada ao pomar do futuro Jardim Botânico municipal.
A ação foi organizada pelo clube de serviços e contou com a participação de alunos da escola municipal Emeb. Cel Francisco Rodrigues Barbosa, o Chico Peroba, e jovens integrantes da APAMI (Associação dos Patrulheiros Mirins de Itatiba)– mantida pelo Rotary – que ficam na vizinhança – além de membros do Interact Club local – grupo ligado ao Rotary destinado exclusivamente a jovens de 12 a 18 anos.
Finalistas do 16º Concurso Melhor Estudante da Escola Pública de Itatiba ajudaram no plantio, auxiliando a equipe da Secretaria de Meio Ambiente. Além do prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira, também estiveram presentes o secretário da pasta, Hermínio Geromel Junior, e a secretária de Assuntos Institucionais, Mari Carla Giro. Pelo Rotary, seu presidente Amélio Vieira Neto e companheiros rotarianos. Essa foi a última doação do ano ao município, totalizando cerca de 1.500 mudas em 2024 providenciadas pelo Rotary.
Muda simbólica
Antes do plantio, servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura explicaram a importância da ação para agora e especialmente para o futuro, uma vez que o Jardim Botânico municipal será marco de preservação ambiental bem no coração da cidade e segue em plena estruturação.
O biólogo Pedro Carvalho deu explicações gerais sobre os exemplares plantados hoje– em sua maioria árvores frutíferas, além de ornamentais e nativas. Há frutas populares, como pitangas e araçás, e também outras menos conhecidas, como a grumixama e cereja do Rio Grande, que são muito apreciadas por pássaros e esquilos – estes frequentes na área do vizinho Parque Ferraz Costa.
Simbolicamente, foi plantada uma pitangueira pelos jovens e pela engenheira agrônoma Camila Prado Cenciani de Souza, responsável pela Seção das Áreas Verdes, que explicou quais os cuidados a serem tomados para que se tornem árvores saudáveis, como a colocação de apoios e as regas adequadas. O prefeito Thomás também colaborou regando simbolicamente essa primeira árvore do futuro pomar.
Além das plantadas nesta sexta, as demais mudas seguem no Viveiro Municipal e serão enviadas para áreas indicadas pelos técnicos da Secretaria. Regularmente, por meio de termo de cooperação ambiental assinado com o município em 2023, o Rotary Club de Itatiba faz doações de árvores destinadas tanto para plantio municipal quanto para o Centro de Educação Ambiental de Itatiba (CEAI), da Secretaria de Educação.
As doações contemplam mudas de diversas espécies, dentre elas ipês de várias cores, jacarandá, pata de vaca, sibipiruna, além das já citadas frutíferas, que contam ainda com jabuticabeira, amora, romã, entre outras.
source
Com informações da Prefeitura de Itatiba