Com foco nos desafios enfrentados pelas PMEs brasileiras, a pesquisa ‘Cabeça de Dono’, realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com o Itaú Empresas, mostra que os empreendedores do Sudeste estão cansados (54%) e sobrecarregados (49%). Não à toa. Além de direcionamento e liderança necessários em sua posição, 96% deles estão envolvidos nas tarefas cotidianas em ao menos uma área de sua empresa, e 31% chegam a ser os únicos responsáveis pela execução da rotina operacional; além disso 36% dos líderes da região assumem sozinhos decisões estratégicas de no mínimo um setor da empresa.
Na prática, a atuação multitarefa desses empresários traz consequências como menos tempo para focar em planejamento estratégico para expansão da empresa ou aumento do faturamento, já que não conseguem muitas vezes focar em lidar com desafios como cenário externo e competitivo, inovação ou estratégias de marketing. O impacto vai além de dificuldades em se desenvolver em temas ligados ao negócio, atingindo também a vida pessoal: 6 em cada 10 líderes de PMEs afirmam já ter enfrentado alguma situação financeira adversa por causa da empresa, e relatam que ter mais tempo com família e tocar o negócio é um grande desafio.
Sobre o Itaú Unibanco
O Itaú Unibanco é um banco digital com a conveniência do atendimento físico. Estamos presentes em 18 países e temos mais de 70 milhões de clientes, entre pessoas físicas e empresas de todos os segmentos, a quem oferecemos as melhores experiências em produtos e serviços financeiros. Temos uma agenda estratégica com foco na centralidade do cliente, que passa por duas transformações: cultural e digital, ambas sustentadas na diversidade do nosso povo. Fomos selecionados pela 24ª vez consecutiva para fazer parte do Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI World), sendo a única instituição financeira latino-americana a integrar o índice desde sua criação, em 1999.
Sobre o Instituto Locomotiva
O Instituto Locomotiva trabalha para mostrar que existem pessoas e histórias por trás de cada número. Olhamos a fundo para a população que vive, consome e sonha no Brasil, para que nossos números tenham história e identidade. Com isso, transformamos resultados de pesquisas em conhecimento e estratégia, ampliando as possibilidades de empresas, instituições e organizações, contribuindo para a construção de identidade entre elas e seus públicos e gerando indicadores capazes de fomentar o debate público. Nosso trabalho é sermos porta-vozes da população e um farol para os dados que realmente importam.