A quarta Feira de Educação Empreendedora de 2024, no território Lençóis-Munim, aconteceu na última quinta-feira (12), no município de Cantanhede, reforçando a importância das iniciativas do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A feira foi realizada na Escola Família Agrícola (EFA) Professora Arlete Rodrigues dos Santos, reunindo crianças de diversas escolas da região.

O programa JEPP atende cerca de 1.200 crianças, do 1º ao 9º ano, no município de Cantanhede, destacando-se como uma ferramenta de desenvolvimento para os jovens estudantes. Este ano, as feiras também estão sendo realizadas em outros municípios em Lençóis-Munim, como Humberto de Campos, Santa Rita, Tutóia e Miranda do Norte, com edições em territórios quilombolas, como Cantanhede e Santa Rita.

20241212 103334 scaled
Alunos apresentam projetos criativos e sustentáveis durante a Feira JEPP em Cantanhede

Carlos Marques, coordenador da Educação Empreendedora do Sebrae no território Lençóis Munim, destacou a importância das Feiras JEPP para o desenvolvimento dos estudantes e para o fortalecimento das comunidades locais. “A Feira é um marco, pois consolida todo o trabalho realizado ao longo do ano com as crianças, incentivando-as a sonhar e a transformar essas ideias em projetos reais. Além disso, em territórios como os quilombolas, essa iniciativa tem um impacto ainda maior, porque valoriza a cultura local e promove a integração da educação empreendedora com as necessidades da comunidade,” afirmou Carlos.

20241212 094140 scaled
Carlos Marques, Coordenador de Educação Empreendedora do Sebrae, acompanha os projetos expostos na Feira JEPP

Projetos que Inspiram – Foram apresentados trabalhos de diversas áreas do conhecimento, como gastronomia, nutrição, preservação, artesanato, cultura e robótica. Entre os projetos que mais chamaram a atenção na feira, destacou-se o trabalho da equipe de robótica da Escola Municipal Quilombola José dos Santos. O aluno Anderson Pinheiro explicou como sua equipe utilizou motores retirados de antigos aparelhos de DVD e materiais recicláveis, como papelão e garrafas PET, para criar protótipos. “Nós fizemos esse protótipo a partir de materiais recicláveis, como papelão, tampas de garrafa PET, motorzinho de aparelho DVD e uma bateria de lanterna queimada. Isso também ajuda a reduzir a poluição em lugares que, às vezes, estão muito sujos, com caixas e outras coisas. Vimos a oportunidade de transformar o que seria lixo em arte. Para muitos, o papelão é só uma caixa qualquer, mas para nós é arte,” ressaltou Anderson.

20241212 101831 scaled
Equipe de robótica da Escola Municipal Quilombola José dos Santos exibe protótipos feitos com materiais recicláveis

Outro projeto que chamou a atenção foi o da Escola Família Agrícola Professora Arlete Rodrigues dos Santos. A aluna Lariza Martins explicou sobre um protótipo de escavadeira hidráulica, desenvolvido com seringas, água e materiais recicláveis feito por sua equipe. A iniciativa demonstrou criatividade e o uso prático de conceitos aprendidos em sala de aula, destacando a aplicação de soluções simples e sustentáveis. “Nosso projeto foi uma escavadeira hidráulica feita com materiais recicláveis, como seringas e papelão, além de usar água para o funcionamento. A ideia foi mostrar como podemos reutilizar coisas que muitas vezes são descartadas e transformá-las em algo útil e inovador. Foi muito interessante porque aprendemos sobre o funcionamento da hidráulica e mostramos que é possível criar algo funcional com materiais simples,” explicou Lariza Martins.

20241212 103109 scaled
Alunos da EFA Professora Arlete Rodrigues dos Santos, apresenta escavadeira hidráulica feita com seringas e materiais reaproveitados

Reconhecimento – Dimas dos Santos, Coordenador da Educação Quilombola e do Campo, ressaltou o impacto positivo da Feira do Empreendedor Escolar. “Esta feira é o momento de consolidar um trabalho que envolve 1.207 alunos em 7 escolas, fruto de uma parceria com o Sebrae. Em 2024, nosso foco foi ajudar as crianças a compreenderem e desenvolverem habilidades empreendedoras, aplicando-as em projetos criativos e transformadores. Hoje, estamos prestando contas à comunidade sobre esse trabalho, e é uma felicidade imensa ver os resultados. O sentimento é de dever cumprido, e agradecemos ao Sebrae por essa parceria, que continuará sendo fundamental para a educação quilombola e do campo,” destacou.

20241212 094605 scaled
Secretário de Educação de Cantanhede, Professor Emerson Costa, discursa sobre o impacto do programa JEPP no município

A Feira JEPP também reforçou o impacto da educação empreendedora no município de Cantanhede, como descreveu o Secretário de Educação do Município, Professor Emerson Costa. “O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) trouxe contribuições significativas para a educação em nosso município. Ele não apenas ampliou o conhecimento dos nossos alunos, mas também desenvolveu neles um senso de empreendedorismo e uma nova percepção sobre as oportunidades ao seu redor. Esta culminância marca o sucesso de um trabalho que impactou positivamente toda a comunidade escolar,” concluiu o Secretário.

source
Com informações da Agência Sebrae

Deixe uma resposta