A Fundação João Pinheiro (FJP) completa 55 anos nesta quinta-feira (12/12) e se consolida como referência em pesquisa e ensino de excelência, nas áreas de administração pública e na produção de índices socioeconômicos. A instituição celebra mais um ano de contribuições significativas para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil, com a proposta de potencializar o alcance internacional.

Ao longo dos 55 anos, a instituição consolidou sua expertise em áreas imprescindíveis para a administração pública, como economia, demografia, gestão pública, planejamento urbano, desenvolvimento regional e avaliação de políticas sociais, contribuindo estrategicamente para efetividade de políticas públicas por meio de projetos e serviços para o setor público e para a sociedade.

“O legado da Fundação João Pinheiro é a prova de que o esforço contínuo para o aprimoramento da administração pública gera inúmeros resultados positivos para a sociedade”, afirma a presidente da FJP, Luciana Lopes. “Na comemoração dos 55 anos, a instituição reafirma seu compromisso com a produção de conhecimento de qualidade e com a construção de um futuro mais próspero para Minas Gerais, o Brasil e o mundo”.

Ela analisa ainda que o momento é de celebração e de reflexão sobre a trajetória da FJP, com os inúmeros desafios, tanto os já superados quanto futuros. Desde que foi criada, em 1969, a FJP tem sido um pilar fundamental para a formulação e a implementação de políticas públicas no estado. Saiba mais sobre a história da FJP neste link.

 

content fundacao joao pinheiro 1 fachada divulgacao fjp
FJP / Divulgação


Por meio de estudos e pesquisas setoriais aprofundados, a FJP oferece subsídios para a tomada de decisões estratégicas, contribuindo para o crescimento econômico e social, do estado e do país. Os cursos de graduação, especialização e mestrado, somados aos cursos de capacitação e aos programas de formação executiva no campo da administração pública, formam continuamente profissionais capazes de lidar, conduzir e aprimorar o funcionamento da máquina pública em benefício da sociedade.  

De Minas para o mundo

Nos últimos seis anos, a Fundação João Pinheiro tem trabalhado para estender a excelência em atuação internacional, com ações que incluem acordos e parcerias firmados com organizações de vários países, como a London School Of Economics (LSE). 

A fundação vem ampliando as redes de colaboração com pesquisadores e centros de pesquisa estrangeiros, criando possibilidades de troca de experiências e de trabalhos colaborativos e desenvolvendo produções conjuntas de eventos e publicações, entre outras.

Também estão sendo ampliadas as ações de cooperação tanto no âmbito acadêmico quanto no plano técnico, com iniciativas voltadas para a prática da gestão pública, via cooperação com órgãos e instituições ligadas ao aparato governamental de outros países.

 

source
Com informações da Agência Minas

Deixe uma resposta