“A proteção aos animais é uma pauta da segurança pública. O governador Ibaneis Rocha criou uma delegacia específica para esta temática, a Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais (DCRA), da PCDF, e casos de emergência são atendidos pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar do DF (PMDF). Esta é uma pauta do DF Mais Seguro – Segurança Integral. Nossa atuação é transversal e conjunta com demais órgãos governamentais, sociedade civil e imprensa”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
O evento contou com a participação de instituições públicas e privadas atuantes no tema. O objetivo é contribuir, de forma didática, com boas práticas elementares aos cuidados e canais de denúncias para adoção de medidas preventivas e repressivas a cargo do Estado.
“Queremos contribuir com conscientização da população, alertando sobre os direitos dos animais e os cuidados necessários para garantir o bem-estar deles”, explicou o organizador do evento, Lací Marinho. “Além de incentivar a adoção, queremos que o evento contribua com as denúncias de maus-tratos e abandono.”
Durante o evento houve demonstração dos batalhões de cães da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Penal (PP), Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) da PMDF e do Grupamento de Busca e Salvamento, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).
Caso tenha flagrado alguma ocorrência, comunique o crime em qualquer delegacia do DF, virtualmente por meio da Delegacia Eletrônica da PCDF, ou pelo telefone 197 (não é necessário se identificar). Em caso de emergência, acione a PMDF pelo 190. Existe um batalhão específico que trata da temática, o Batalhão Ambiental (BPMA).
*Com informações da SSP-DF
source
Com informações da Agência Brasilia