A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, através do Programa Municipal IST, HIV/AIDS, Hepatites Virais e Hanseníase, realizou na última terça-feira (10/12), capacitação sobre tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s. A ação ocorreu no auditório do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta (Polo UAB), e foi destinada aos profissionais médicos e enfermeiros da rede de atenção primária de saúde.

 

A enfermeira e Coordenadora do Programa Municipal IST, HIV/AIDS, Hepatites Virais e Hanseníase, Mariana Quilicci, apresentou a mandala de prevenção, formas de rastreio das IST’s, barreiras de controle, manejo clínico e tratamentos adequados.

 

Na ocasião, a Infectologista Pediatra Illane Mayara de Oliveira, fez a apresentação do Panorama de 2023 da Sífilis e da Sífilis Congênita do município, em que houve o registro de 57 novos casos de sífilis em gestantes e 175 novos casos de sífilis adquirida e secreção uretral. Além de 25 novos casos de HIV, 12 novos casos de AIDS.

 

A responsável pela Secretaria de Saúde Rosicléia Bender, reforçou que são disponibilizados insumos de prevenção, como o uso de medicamentos antirretrovirais, a PEP, PrEP, preservativos (interno e externo), gel lubrificante, e trabalha com estratégias de prevenção, como Redução de Danos, prevenção da Transmissão Vertical (gestantes), testagem para HIV e outras ISTs, além da imunização contra a Hepatite B e HPV.

 

FOTO 2_CAPACITAÇÃO SOBRE ISTs_12-12-2024FOTO 1_CAPACITAÇÃO SOBRE ISTs_12-12-2024

source
Com informações da Prefeitura de Bragança Paulista

Deixe uma resposta