Lideranças do poder público, setor empresarial e sociedade civil de todas as regiões do Ceará estiveram em Fortaleza nesta terça-feira (10) participando do II Seminário de Governança Empreendedora. Além de trazer importantes debates sobre os temas da governança e o desenvolvimento dos territórios, o evento também foi uma celebração dos resultados alcançados pelos programas LIDER, Cidade Empreendedora e pelas Salas do Empreendedor instaladas no Estado no ano.
A abertura do evento contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, Cid Alves, do superintendente da instituição, Joaquim Cartaxo, do gerente nacional da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Ênio Pinto, do vice-presidente da Aprece e prefeito de Jaguaribara, Joacy Alves e do coordenador-geral do Instituto Rui Barbosa, Juraci Muniz Júnior.
Cid Alves destacou que o esforço do Sebrae/CE é para que as lideranças tenham a devida orientação sobre a importância da boa governança e como ela impacta o dia a dia das empresas, das instituições públicas e privadas e dos territórios.
O vice-presidente da Aprece, Joacy Alves, fez questão de destacar a importância de as administrações municipais terem o Sebrae como parceiro do desenvolvimento de suas cidades. “O Sebrae tem contribuído para que as gestões municipais possam ser mais eficientes para a população”.
Já o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, destacou o trabalho que a instituição vem realizando no sentido de contribuir para o desenvolvimento dos territórios cearenses, em especial com os programas Cidade Empreendedora, LIDER e com a ampliação do atendimento a partir das Salas do Empreendedor.
Cartaxo ressaltou ainda o papel das lideranças regionais neste processo. “Vocês, líderes, são os grandes protagonistas do desenvolvimento de seus territórios. Nós do Sebrae podemos apoiá-los, mas são vocês quem no dia a dia tem essa missão de contribuir para um desenvolvimento territorial, sustentável e duradouro”.
O gerente nacional da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, que representou o presidente Décio Lima no evento, falou sobre a alegria de estar participando de um evento de celebração, principalmente pela contribuição que a instituição dá para a realização dos sonhos dos brasileiros de empreender. “Empreender é a arte de equilibrar o sonhar e o fazer. E o Sebrae atua ajudando as pessoas a conseguirem realizar esse sonho”.
Capacitação
Durante o Seminário, foi celebrada a assinatura do protocolo de intenções entre o Sebrae/CE e o Instituto Rui Barbosa (IRB), braço acadêmico dos Tribunais de Contas do Brasil. A iniciativa prevê uma parceria visando o desenvolvimento de ações conjuntas de capacitação e certificação voltadas para gestores públicos e Agentes de Desenvolvimento que atuam nas Salas do Empreendedor.
Para o coordenador-geral do IRB, Juraci Muniz Júnior, todas as parcerias que envolvem a presença do Sebrae geram entusiasmo, pois são sinônimos de sucesso, desenvolvimento e inovação. “O Instituto Rio Branco é a casa do conhecimento dos Tribunais de Conta do Brasil, que é responsável pela disseminação do conhecimento. E realizar essa parceria com o Sebrae para capacitar os agentes de desenvolvimento é uma satisfação e uma honra, pois contribuirão para melhoria da gestão pública em nosso estado e em nosso país”.
Já o diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, reforçou a importância desta parceria para o fortalecimento das administrações públicas municipais. “Acreditamos que essa parceria dará uma contribuição para a boa gestão pública dos municípios cearenses, pois teremos agentes de desenvolvimento capacitados e devidamente certificados pelo Instituto Rio Branco em reconhecimento a este conhecimento em gestão”.
Segundo Alci, desde o primeiro momento o IRB representado pelo seu presidente Edilberto Pontes e pelo coordenador-geral Juraci Muniz se mostraram favoráveis à realização desta parceria em prol do fortalecimento da gestão pública dos municípios. “Construímos a primeira capacitação que vai certificar agentes de desenvolvimento do Brasil e a partir daí poderemos disseminar essa política para todo o país, nascida aqui no Ceará”.
Após a assinatura da parceria, Alci Porto, fez uma apresentação da estratégia de atuação do Sebrae/CE destacando as iniciativas pensadas com o objetivo principal de combater os fatores que limitam o desenvolvimento dos pequenos negócios e dos territórios cearenses.
Premiação
O evento contou também com a realização do Encontro Estadual dos Agentes de Desenvolvimento que atuam nas 165 Salas do Empreendedor instaladas nos 153 municípios do Ceará. Além da troca de experiências e da apresentação de casos de sucesso do estado, também foi realizada a solenidade de premiação do Selo Sebrae de Referência em Atendimento para as Salas cearenses que se destacaram durante o ano de 2024.
O resultado da premiação é baseado em uma metodologia que avalia critérios qualitativos e quantitativos, que refletem as necessidades mapeadas nas mais variadas jornadas dos clientes atendidos pelas Salas do Empreendedor e parceiros, tanto nas interações presenciais quanto remotas/digitais.
Ao todo, 100 Salas do Empreendedor de todas as regiões do estado foram agraciadas com o Selo de Referência, sendo 68 na categoria Ouro, 23 com o selo na categoria Prata e 9 com o Selo Bronze. A entrega das certificações foi realizado pelo vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, João Porto Guimarães, acompanhado dos articuladores regionais do Sebrae/CE.
As Salas do Empreendedor são equipamentos que fazem parte de uma rede parceira de relacionamento e atendimento do Sebrae em todo o país, que estão instaladas nos municípios, com o apoio das Prefeituras Municipais ou de instituições parceiras.
Estes espaços reúnem em um único lugar diversos serviços para facilitar a vida do empreendedor, além de atuarem na conexão entre as demandas dos empreendedores locais e as capacitações e serviços ofertados pelo Sebrae/CE e outros parceiros que atuam no apoio aos pequenos negócios.
Programa LIDER
Ainda como parte do Seminário de Governança Empreendedora, também foi realizado o encontro dos representantes das turmas que participaram do programa Lideranças para o Desenvolvimento Regional (LIDER) realizada pelo Sebrae/CE em 11 territórios do Ceará
O LIDER é uma iniciativa do Sebrae, que tem por objetivo mobilizar, qualificar e integrar lideranças do poder público, iniciativa privada e sociedade civil visando o planejamento e coordenação das ações regionais. O programa prevê, além da definição de um sistema de governança, um método de acompanhamento e controle de gestão do desenvolvimento, bem como a elaboração de uma Agenda com projetos e ações estratégicas visando o desenvolvimento da região.
No Ceará, o programa já capacitou mais de 500 lideranças das regiões Metropolitana, Maciço de Baturité, Litoral Leste, Regiões Norte, Oeste e Centro Sul, Ibiapaba, Sertões de Crateús e Inhamuns, Sertão Central, Vale do Jaguaribe e Cariri. Tendo as lideranças de cada uma dessas regiões produzido Agendas contendo ações e projetos estratégicos voltados para a promoção do desenvolvimento sustentável de seus territórios.
source
Com informações da Agência Sebrae