Expandir marcas e entrar no mercado externo para aumentar suas vendas. Essa é a proposta do programa Proglobal do Sebrae Rio, que está com inscrições abertas pelo link até o dia 5 de março. Ao longo de oito meses, microempreendedores individuais, donos de microempresas e empresas de pequeno porte participarão de capacitações, consultorias, seminários, oficinas e palestras.

Desde o início do programa, mais de 12 mil empresas já foram atendidas, resultando no aumento de 20% do faturamento e permitindo que 77% dos participantes estejam aptos a internacionalizar sua marca. O Proglobal é voltado para pequenos negócios dos setores de Alimentos e Bebidas; Moda e Acessórios; Saúde e Beleza; e Serviços. O conteúdo do programa vai preparar os empreendedores para atuação no mercado internacional, adequar produtos e serviços à dinâmica e exigências dos mercados-alvo, fomentar parcerias comerciais, apoiar a empresa em seus processos de gestão financeira e de comunicação, redesenhar o modelo de negócio, ampliar competitividade e escala. O Sebrae Rio subsidia 90% do custo total.

“Em 2023, as micro e pequenas empresas brasileiras exportaram um total de US$ 3,2 bilhões, representando 0,9% das vendas externas do Brasil no ano. Para começar o processo de internacionalização, é necessário se preparar, definir estratégias embasada em estudos adequados e ações comerciais assertivas para uma inserção internacional sustentável no longo prazo. Por isso os nossos programas são desenvolvidos de forma a proporcionar aos donos de pequenos negócios as condições para alcançarem os seus objetivos”, explica Miriam Ferraz, coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae Rio.

source
Com informações da Agência Sebrae

Deixe uma resposta