54295245800 3abc6e02a7 c

Conectar empresários do Polo Calçadista Infantil de Birigui aos principais players de exportação e importação de Santos. Este foi o principal objetivo da missão técnica que integra os projetos de internacionalização do Sebrae-SP, e que ocorreu nos dias 28 e 29 de janeiro, no município de Santos.

O primeiro dia do evento contou com palestras que trataram de temas sobre a conexão porto-indústria e os movimentos estratégicos para as exportações, desburocratização e incentivos fiscais. O Sebrae-SP apresentou ferramentas e oportunidades direcionadas ao Polo Calçadista no Porto de Santos.

O Secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi, promoveu a abertura dos trabalhos, acompanhado do Superintendente de Governança, Riscos e Compliance Cláudio Teixeira Bastos, que na ocasião representava a Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini.

Cláudio enalteceu o evento, dizendo que a participação da APS foi extremamente produtiva e estratégica para antecipar problemas e criar soluções eficientes, otimizando toda a cadeia logística do setor. “Vemos um grande potencial para expandir as exportações de calçados pelo Porto de Santos, e estamos comprometidos em oferecer o suporte necessário para que esses empresários possam expandir seus negócios globalmente, aproveitando a infraestrutura e eficiência do nosso porto”. Cláudio ainda salientou e parabenizou o Sebrae-SP pela iniciativa do projeto, o qual demonstrou uma visão inovadora e proativa, alinhada com as necessidades do mercado e o potencial de crescimento do setor calçadista.

O gerente regional do Sebrae-SP na Baixada Santista e responsável pela criação e organização do evento, Marco Aurélio Rosas, disse que receber o grupo de empresários do polo calçadista de Birigui para essa imersão em comércio exterior foi uma experiência enriquecedora.

“A cidade de Santos, como um dos principais portos do país, oferece um ambiente estratégico para expandir horizontes e fortalecer a competitividade das empresas no mercado internacional. Ficamos muito satisfeitos com o engajamento dos participantes e temos certeza de que essa troca de conhecimento trará grandes resultados para os negócios”.

Já para Cynthia Garrido Ferreira, que atua como gestora de projetos e negócios do Sebrae-SP na Baixada Santista, “essa imersão visa fortalecer ainda mais a ideia de que as micro e pequenas empresas podem sim se planejar para ganhar competitividade no mercado externo.”

Painéis e palestras

O painel do Sebrae-SP que tratou sobre as ferramentas e oportunidades do Polo Calçadista no Porto de Santos foi apresentado pelos palestrantes Márcio Guerra e Marcos Stahl, ambos consultores de comércio exterior do Sebrae-SP. Para Guerra, “a relevância dessa imersão nas temáticas de comércio exterior, tanto de forma prática com a visita ao Porto, quanto teórica com as palestras, incentivam as empresas que desejam iniciar as suas operações de venda a outros países ao conhecerem os detalhes e nuances envolvidos, que eles não teriam conhecimento sem esse apoio e orientação”. Stahl acrescenta: “acredito que essa visita será um grande passo para a internacionalização dessas empresas”.

As palestras foram realizadas no Parque Tecnológico de Santos. Logo depois, autoridades, empresários e demais participantes do evento embarcaram para a realização de uma visita técnica pelo canal do porto de Santos, onde tiveram a oportunidade de conhecer de perto os principais pontos estratégicos e turísticos da região portuária.

Segundo dia

O segundo dia do evento foi realizado no auditório da Associação Beneficente dos Despachantes Aduaneiros de Santos (SDAS), no centro da cidade. Na abertura, o presidente do sindicato, Carlos Melo, discorreu sobre o papel dos despachantes aduaneiros, o passo a passo, desafios e cuidados na importação, exportação, drawback, incentivos e países emergentes. Melo, na sua avaliação, enfatizou que “foi um evento de grande imersão e networking com o comércio calçadista de Birigui. Essa parceria com o Sebrae-SP só veio a contribuir com o profissional despachante aduaneiro. Em nome do SDAS agradeço a confiança!”.

Logo depois, Ricardo Melo, Gerente de Negócios da Associação Comercial de Santos (ACS) abordou as principais vertentes a respeito da Câmara de Assuntos Aduaneiros e Portuários. “O evento promovido pelo Sebrae-SP foi, sem dúvida, de excelência. A oportunidade de dialogar com os empresários do Polo Calçadista de Birigui foi de grande relevância para nós, permitindo uma troca rica e construtiva. O compromisso da ACS é proporcionar orientação e assessoria qualificada aos exportadores, oferecendo soluções no comércio exterior que efetivamente impulsionam o sucesso e a competitividade de seus negócios”, salientou.

Ao meio-dia foi programada visita técnica ao Edifício Sede da Alfândega do Porto de Santos. Após o almoço, na parte da tarde, a palestra ficou a cargo do diretor do CIESP de Santos, Erick Sanches, onde destacou a importância e a necessidade do certificado de origem para abertura de mercado. “A Missão Birigui teve como objetivo a aquisição de conhecimento para exportação, o estabelecimento de contatos comerciais estratégicos e a expansão dos negócios”, afirmou.

Para Silvia Mestriner, Presidente Executiva do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (SINBI), a missão empresarial ao Porto de Santos proporcionou aos empresários, que representavam o Polo Calçadista de Birigui, uma visão mais prática e aprofundada sobre os diversos trâmites inerentes às operações de importação e exportação. Segundo ela, eles puderam se familiarizar melhor acerca da estrutura logística e os desafios do comércio exterior, adquirindo conhecimentos capazes de expandir ainda mais seus negócios internacionalmente. “Essa iniciativa fortalece a competitividade do setor, incentiva a inovação e amplia as oportunidades no mercado global. Além disso, aproximou os empresários de especialistas e potenciais parceiros estratégicos”, concluiu Silvia.

source
Com informações da Agência Sebrae

Deixe uma resposta