Uma epidemia da doença, antes conhecida como varíola dos macacos, está ativa na República Democrática do Congo.
Nenhuma morte até 2 de fevereiro
Pela atualização feita em meados deste mês foram confirmados até 1.348 casos em laboratório. Nenhuma morte for registrada até o último dia 2.
No ano passado, a taxa de letalidade entre os infectados foi menor que 0,5% e 2,5% entre os suspeitos.

taxa de letalidade entre os infectados foi menor que 0,5% na RD Congo
A OMS realçou que a resposta à doença foi particularmente impactada pela situação na cidade oriental congolesa de Goma e áreas adjacentes onde os efeitos do conflito representam risco de alastramento da doença.
Com países relatando casos da variante clado 1b do vírus fora da África, a Organização Mundial da Saúde declarou emergência global de saúde pública em agosto passado. No mesmo mês, a Suécia foi o primeiro Estado a confirmar uma notificação.
Viagem aos Emirados Árabes Unidos
Em 2025, a Tailândia confirmou dois infectados pela variante clado 1b da varíola M em pacientes com histórico de viagem aos Emirados Árabes Unidos, um país com novas ocorrências.
Na China, as autoridades relataram sete casos do clado 1b. Em janeiro, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças chinês identificou um surto que segundo agências de notícias locais foi desencadeado por “uma infecção de um estrangeiro com registro de viagem e residência em território congolês”.
source
Com informações da ONU