O abandono de animais ainda é uma triste realidade, além de configurar como crime no Brasil (Lei Federal 9.605/98). Além da posse responsável, é importante que a sociedade apoie a adoção de cães e gatos, colaborando para que esses animais tenham um lar com cuidados e muito amor.
Em Bragança Paulista, um convênio firmado entre a Prefeitura e a Faros d’Ajuda permite a gestão do canil municipal, onde é realizado um trabalho de recuperação, castração e adoção de cães e gatos de rua.
Periodicamente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente divulgará os animais do canil que estão precisando de um lar.
Aqueles interessados em adotar um animal de estimação podem visitar o canil, que fica na Rua Oswaldo Pinto de Moraes, s/n, no Residencial Hípica Jaguari. As visitas para adoção ocorrem de segunda-feira a domingo, das 13h às 16h e não é necessário pré-agendar.
É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência e passar por uma pequena entrevista. Para adoção de cães a Faros d’Ajuda pede para os novos tutores levarem uma guia, e para gatos, uma caixa de transporte ou caixa de papelão bem estruturada.
O trabalho é feito com muita seriedade e os animais não são liberados para serem transportados em motos ou a pé. As moradias dos interessados em adotar devem ter o mínimo para oferecer segurança aos animais adotados, como muros e portões que não permitam a fuga. Para gatos em apartamento, é necessário telar as janelas para evitar acidentes de queda.
Os novos tutores também devem ter consciência de suas responsabilidades com o novo membro da família, especialmente com relação à alimentação e cuidados médicos. Adotar não é apenas um ato de amor, mas também de responsabilidade em cuidar deste animal até o fim de sua vida.
Vale ressaltar que o canil municipal não acolhe animais domiciliados. O tutor que por qualquer motivo fique impossibilitado de continuar com seu animal deverá identificar uma nova família para adotá-lo.
source
Com informações da Prefeitura de Bragança Paulista