Crianças e adultos contra o racismo e a intolerância religiosa
Poços de Caldas celebrou Dia Nacional das Tradições das Raízes Africanas e Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial
Pelo terceiro ano, Poços de Caldas celebrou o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé e Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial. Na última sexta-feira, 21 de março, a Praça Dom Pedro II foi o palco da extensa programação, que teve início às 14h e seguiu até a noite, com a participação de escolas, grupos de capoeira e dança e terreiros de Umbanda e Candomblé.
O objetivo principal do evento é atuar no combate à desinformação, ao racismo e à intolerância religiosa. “É mais uma vitória da nossa luta, mais uma lei a nosso favor. Este é o terceiro ano do evento e cada vez mais crianças e adultos vêm participar e assistir. A gente fica muito feliz porque é uma grande oportunidade na luta contra o preconceito, o racismo e a intolerância religiosa”, destaca a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (Compiré), Maria Augusta Clementino.
A data foi celebrada pela primeira vez em Poços e em todo o país no ano de 2023, a partir da Lei Federal 14.519/23, que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado anualmente no dia 21 de março. A data coincide com o marco escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para, anualmente, instalar uma rede intercontinental de conscientização pelo Dia Internacional contra a Discriminação Racial. A data foi escolhida pela ONU em 1966, em memória das 69 vítimas do massacre de Sharpeville, bairro negro da África do Sul.
“É uma comemoração e é também um momento de reflexão muito importante. Eu acredito que muito do preconceito que a sociedade ainda tem vem da falta de conhecimento. Então, o evento é uma oportunidade para que as pessoas conheçam as tradições e as religiões de matriz africana. Conhecer para respeitar”, ressalta a coordenadora da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, Nanci de Moraes.
O evento é uma realização do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, com apoio da Prefeitura, visando salvaguardar as tradições de raiz africana na cidade, dar visibilidade às diversas manifestações e reverenciar a ancestralidade do povo negro. “Um evento como esse nos mostra que estamos no caminho certo e que a nossa luta está valendo a pena”, destaca a vice-presidente do Compiré, Lúcia Vera de Lima.
source
Com informações da Prefeitura de Poços de Caldas