Na última quinta-feira (20), representantes de Itupeva participaram da “Oficina Participativa de Desenvolvimento Urbano e Turismo do Projeto Caminhos do Vale do Rio Jundiaí”, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo (SDUH SP) em parceria com a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ).
O evento, realizado na Sede Administrativa do Parque da Cidade de Jundiaí, reuniu autoridades, representantes da iniciativa privada e membros da sociedade civil para debater soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável da região.
O município de Itupeva foi representado por servidores da Secretaria de Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, além da servidora Fabiana Cobucci, representante do Escritório Técnico de Projetos Estratégicos – EPTE da RMJ, e munícipes.
“A participação nesta reunião é um ponto importante para discutirmos em conjunto o crescimento sustentável e o fortalecimento do turismo regional”, destacou o secretário da Pasta, Pedro Geraldo de Campos Neto.
Turismo sustentável e desenvolvimento econômico
A oficina teve como foco principal a exploração do potencial turístico do Vale do Rio Jundiaí como ferramenta de impulsionamento da economia local, aliando desenvolvimento sustentável e valorização ambiental. Durante o encontro, foram apresentadas diretrizes estratégicas para integração dos municípios da RMJ, abordando temas como conservação do meio ambiente, fortalecimento das cadeias produtivas e criação de novas oportunidades para o setor turístico.
O evento possibilitou um diálogo fundamental entre os setores público e privado para a construção de políticas eficazes de desenvolvimento regional. O projeto “Caminhos do Vale do Rio Jundiaí” está em fase de levantamento de informações e mapeamento do território, com o objetivo de consolidar um modelo inovador de crescimento urbano e preservação ambiental.
A RMJ é formada pelos municípios de Itupeva, Jundiaí, Louveira, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu e Cabreúva.
source
Com informações da Prefeitura de Itupeva