
De 25 a 30 de março, rodas de conversa, apresentações artísticas, esportivas e musicais vão compor o projeto Tudo me cabe: Manifesto contra a Gordofobia que vai ajudar o público a ampliar o olhar e o repertório sobre esse tema.
Programação:
Vivência
Esporte Antigordofobia
com Ellen Valias
Dia 25, terça, às 19h
Bate papo seguido de vivência de corrida. Ellen é ativista, atleta amadora, escritora, Criadora do perfil @atleta_de_peso e fundadora do grupo @rachaobasquetefeminino e virá propor uma temática que adote uma abordagem inclusiva e de respeito à diversidade dos corpos, além de realizar uma vivência de corrida entre as pessoas participantes.
|
Roda de Conversa
Enfrentamento à Gordofobia: Raízes Sociais e Impactos.
com Agnes Arruda, professora e pesquisadora.
Dia 26, quarta, às 19h30
Atuante na promoção da diversidade e inclusão, Agnes vem propor reflexões sobre a gordofobia. A conversa propõe uma análise crítica sobre padrões estéticos e de exclusão dentro de seu foco de estudo que está na valorização de culturas marginalizadas e na luta antigordofobia.
|
Show
Ana Cigarra – Vozes de Peso
Dia 27, quinta, às 20h
A show celebra grandes artistas com vozes marcantes e corpos gordos. Do Soul do Tim Maia ao samba de Alcione, do groove de Ed Mota ao feeling de Fat Family, trazendo também músicas autorais que tratam do empoderamento feminino e contra relacionamentos abusivos
A cantora e compositora Ana Cigarra completou 20 anos de carreira em 2024. Participou de programas em todas as principais emissoras de TV do país, sendo o The Voice Brasil o que trouxe maior projeção.
|
Dança
Ballet e Diversidade
com Júlia Del Bianco
Dia 28, sexta, às 20h
Júlia Del Bianco é Mestranda em Artes da Cena pela UNICAMP, formada em Dança pela UNICAMP (bacharel e licenciatura), bailarina profissional, professora de dança. Júlia pratica e ensina várias técnicas de dança como Ballet, Jazz e Contemporâneo. Possui outras formações como Pilates e no método Ivaldo Bertazzo. Também é modelo e criadora de conteúdo digital, sendo referência na área da dança na luta antigordofobia.
Na atividade haverá a apresentação solo tradicional de Ballet Clássico de Repertório “A Morte do Cisne” coreografia original de Mikhail Fokine, com adaptação da bailarina.
|
Esportes
com Vanessa Joda
Dia 30, domingo, às 10h
A atividade promove a diversidade e inclusão de diferentes corpos na prática de yoga, com posturas alternativas para que todos os corpos possam praticar, acolhendo e mostrando que yoga é uma ferramenta de autoconhecimento e autocuidado para todas as pessoas. Vanessa Joda é professora de yoga desde 2015 e praticante desde 2012, militante gorda, estudante de educação física, da yoga e do corpo gordo. Criou em 2016, o projeto/escola Yoga Para Todes, plataforma a partir da qual desenvolve ações de democratização e valorização da diversidade dos corpos por meio da hatha yoga.
|
Show
Preta Rara – Aquecimento Audácia 10 anos
Dia 30, domingo, às 16h
|
Preta Rara é Rapper, historiadora, turbanista e escritora, celebra seus 18 anos de trajetória no rap e uma década do icônico álbum Audácia. A Rapper sobe ao palco com este show especial. Um esquenta para a grande celebração do disco que marcou sua carreira e revolucionou a cena com letras afiadas, batidas marcantes e um discurso potente sobre vivências negras, feminismo e resistência. No show, a cantora revisita as faixas de Audácia, trazendo novas roupagens para algumas músicas e conectando passado e presente em um repertório que reafirma sua identidade artística.
Conheça as demais programações em curso, no Sesc Mogi das Cruzes até domingo, 30 de março
Oficinas, Vivências, Encontros e Espetáculos
Circo
Parapapel
Com a Cia Pelo Cano
29/3, sábado, 16h
Livre, Grátis
A partir de um cenário simples, composto de um bloco de folhas de papel em branco, as palhaças Emily e Manela se propõem a contar histórias infantis tradicionais. Rapidamente, as histórias são desconstruídas comicamente, e a palhaçaria das personagens se mistura à trama original das histórias. As folhas de papel servem de cenário, adereço, figurino e objeto mágico.
|
Rede de Educadores Ambientais Do Alto Tietê
Com Agentes de Educação Ambiental
Terça, 25/3, das 19h30 às 21h
Grátis, Sem retirada de Senha
16 anos*
Participe do encontro para a criação de uma Rede de Educadores Ambientais do Alto Tietê! Vamos conectar ideias, compartilhar práticas e construir juntos uma rede comprometida com ações transformadoras no território. É hora de fortalecer vínculos e somar forças em prol da educação ambiental. Venha fazer parte dessa iniciativa!
Dança de salão para pessoas idosas
Com Fábio Vicente
Quartas, das 16h às 17h
Grátis – Distribuição de senhas 30 minutos antes do início da atividade.
60 anos +
A dança de salão é uma prática que além de prazer e bem-estar, oferece ao participante um ganho em lateralidade, força em membros inferiores e equilíbrio. Com uso de metodologia de fácil aprendizagem, serão abordados ritmos como bolero, samba, forró, soltinho e tcha tcha tcha. Para o curso o participante pode dançar sozinho ou em par.
Mediação literária de livro imagem – Imagens que contam histórias
De 08 a 30/3, sábados e domingos, das10h às 12h e das 13h30 às 16h30
Livre – Grátis
O que um livro imagem pode contar? Quantas e quais histórias as ilustrações carregam nas páginas? Quais os limites (eles existem?) da imaginação ao observamos um livro composto, majoritariamente, por imagens? Estas inquietações movem a proposta da mediação: tecer, de forma sensível e poética o olhar para a leitura do livro imagem junto aos leitores que se aproximarem para acessar os livros.
Técnicas de Relaxamento
Com Zuleide Padija
De 08 a 29 de março, Sábados, das 10h às 11h,
12 anos, Grátis, Senhas de participação 01 hora antes da atividade
Práticas Corporais Terapêuticas que ajudam a aliviar as tensões musculares de forma natural e consciente, ativando o processo fisiológico de distensão e contração muscular que irá ajudar a promover um bem-estar, melhorando a qualidade de vida.
Esportes
Xadrez Inclusivo
Com Gercília Medeiros
Dias 25 e 27/3, terça e quinta, das 14h30 às 17h30
A partir de 7 anos, Galpão
O Xadrez é considerado um esporte intelectual. Trabalha raciocínio lógico e nessa proposição poderá ser jogado com todas as pessoas, inclusive deficientes visuais com um tabuleiro adaptado. Venha conhecer a modalidade que, há séculos, é conhecida e disputada no mundo todo.
A origem do xadrez é bastante discutida, mas a versão mais aceita é de que se originou de um jogo na India conhecido como charanga. As peças representam setores da sociedade e suas movimentações descreviam seus papéis sociais, com maior ou menor mobilidade, como por exemplo o peão que representava os trabalhadores e possui movimentos limitados no jogo. O xadrez mudou muito ao longo dos séculos e a configuração atual é disputada em todo o mundo.
Gercília Medeiros é educadora, deficiente visual e professora de xadrez para pessoas com deficiência visual.
Ateliê Aberto de Marcenaria – reuso criativo
Com Carolina Barbati
Quartas, das 15h às 18h
Grátis – Distribuição de senhas 30 minutos antes do início da atividade.
16 anos +
O Ateliê Aberto de Marcenaria é uma proposta inédita em nossa unidade, que tem como propósito disponibilizar o Espaço de Tecnologias e Artes e suas ferramentas, para criações de pequeno porte, a partir de peças de madeiras ou móveis usados.
Sesc Mogi
Rua Rogério Tácolla, 118 – Socorro – Mogi das Cruzes – SP
Redes Sociais: @sescmogidascruzes