Oficinas do Sebrae Minas impulsionam a digitalização dos pequenos negócios no Vale do Aço

0
Seis em cada 10 empreendedores de Minas Gerais afirmam que pretendem investir na digitalização do negócio nos próximos doze meses. No entanto, a falta de recursos financeiros, a dificuldade em encontrar soluções digitais adequadas e a falta de conhecimento são os principais desafios enfrentados por pequenos negócios do estado em relação ao tema. Os dados são da pesquisa “Digitalização nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae Minas, em fevereiro de 2025.

Com programas de capacitação, consultorias especializadas, incentivo à inovação e a novas tecnologias, o Sebrae Minas tem ajudado empreendedores a expandirem sua presença no ambiente on-line. Entre as iniciativas, está o programa Digital Biz, que promove capacitações, oferece metodologias e ferramentas exclusivas sobre marketing digital e gestão de redes sociais.

No Vale do Aço, os empreendedores que buscam inovar em seus modelos de negócios e desejam ter acesso a conteúdos com foco na digitalização podem se inscrever para as oficinas do programa Digital Biz, realizadas ao longo do ano. Em Timóteo, Ipatinga e Fabriciano serão ofertadas cinco capacitações com foco na aplicação de técnicas para aumentar a presença das marcas na internet, engajar o público e impulsionar as vendas.

Programação
Nos dias 23 e 24 de abril, o Sebrae Minas realiza, em Timóteo, em parceria com ACE/CDL, a oficina Funil de Vendas, que apresenta ferramentas e estratégias para atrair e fidelizar clientes, desenvolver uma jornada de compra e mensurar resultados. As inscrições podem ser feitas pelo telefone: (31) 3849-9898.

Em Ipatinga, a instituição promove, nos dias 9 e 10 de junho, a oficina Facebook, Instagram e Whatsapp para Negócios, em que serão apresentadas estratégias e os principais recursos das três redes sociais para atrair clientes e impulsionar resultados. As inscrições podem ser feitas na Loja do Sebrae.

Em parceria com a Prefeitura de Coronel Fabriciano, o Sebrae Minas promove, no Hub Fabri, três oficinas com foco na digitalização dos negócios. A primeira acontece nos dias 26 e 27 de junho, sobre Facebook, Instagram e Whatsapp para Negócios. Nos dias 10 e 11 de julho, acontece a oficina Posts que Atraem, criada para fortalecer a identidade de marca dos pequenos negócios, engajar e aumentar as vendas; e nos dias 23 e 24 de julho será ministrada a oficina O Texto Vendedor, destinada a quem quer aprender técnicas de escrita persuasiva e a criar textos de venda para converter potenciais clientes em compradores. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (31) 3406-7460 / (31) 3406-7460.

As oficinas serão ministradas na modalidade presencial, com carga-horária de oito horas, e os alunos que concluírem a capacitação terão direito ao certificado do curso. Mais informações sobre o programa Digital Biz no link.

Principais investimentos no digital
A pesquisa do Sebrae Minas revelou que a maioria dos entrevistados (60%) tem uma visão abrangente da digitalização, entendendo que o termo envolve tanto aspectos externos (como o uso de tecnologias para a promoção e vendas on-line) quanto internos (como o uso de ferramentas para automatizar processos e aumentar a eficiência do negócio). No entanto, 28% ainda citam a falta de conhecimento como um dos principais desafios.

O estudo mostra as áreas mais citadas por empreendedores que pretendem investir na digitalização dos negócios nos próximos meses. A mais citada foi o marketing digital, com 40% dos apontamentos. Em segundo lugar aparece a automação de processos, citada por 27% dos entrevistados, o que indica que muitos negócios estão buscando formas de otimizar suas operações internas, reduzir custos e aumentar a eficiência por meio de ferramentas tecnológicas. A capacitação e o treinamento digital da equipe foi a terceira área mais citada (24%), indicando uma necessidade de capacitar colaboradores em habilidades digitais e novas tecnologias.

Automação de processos e Inteligência Artificial
Apenas um terço dos pequenos negócios (35%) afirmou que utiliza software de automação de processos para otimizar operações. Emissão de notas fiscais, atendimento ao cliente, pagamento digital e marketing digital estão entre os processos em que há mais demanda por automação. O uso da Inteligência Artificial (IA) também avança de forma tímida entre os pequenos negócios. Apenas 27% responderam que utilizam ferramentas de IA em algum aspecto do negócio. Entre os que utilizam, as áreas mais usadas são produção de conteúdos para as redes sociais e marketing e publicidade.

Redes sociais e e-commerce
A grande maioria dos empreendedores (78%) afirmou que possui contas em redes sociais para divulgação de produtos ou serviços e relacionamento com clientes. Os canais mais utilizados são Instagram, Facebook e WhatsApp Business. Além disso, quase metade (48%) dos entrevistados já investiu em tráfego pago para aumentar o alcance, atrair novos clientes e impulsionar as vendas. A pesquisa revelou ainda que, do total de respondentes, 32% dos negócios já adotaram o e-commerce, seja de forma exclusiva (12%) ou combinada com lojas físicas (19%). Outros 25% ainda vendem exclusivamente por lojas físicas, e 43% responderam que não estão envolvidos com o comércio.

SERVIÇO
Oficinas Digital Biz Vale do Aço
Timóteo
Oficina: Funil de Vendas
Data: 23 e 24 de abril
Local: ACE/CDL, em Timóteo
Informações e inscrições: (31) 3849-9898

Ipatinga
Oficina: Facebook, Instagram e Whatsapp para Negócios
Data: 9 e 10 de junho
Informações e inscrições: Loja do Sebrae

Coronel Fabriciano
Oficina: Facebook, Instagram e Whatsapp para Negócios
Data: 26 e 27 de junho
Oficina: Posts que atraem
Data: 10 e 11 de julho

Oficina: O texto vendedor
Data: 23 e 24 de julho
Local: Hub Fabri
Informações e inscrições: (31) 3406-7460 / (31) 3406-7460

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Rio Doce e Vale do Aço
Fernanda Pereira (Stark)
(31) 98250-1752
[email protected]

source
Com informações da Agência Sebrae

Deixe uma resposta