Em celebração ao Mês Internacional da Mulher, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo reforça seu compromisso em trabalhar políticas públicas que promovam a autonomia econômica das mulheres e a redução das desigualdades no mercado de trabalho.
Por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), houve mais de 750 mil encaminhamentos de mulheres a oportunidades de emprego em todo o estado desde de 2023. Do total dos encaminhamentos feitos pelos PATs, as mulheres representam 45,5%.
LEIA TAMBÉM: Estado de SP concentra quase metade das empresas exportadores do país
A subsecretária de Inclusão Produtiva e Empregabilidade da SDE, Mariana Rodrigues, destaca a importância de iniciativas voltadas à inserção feminina no mercado. “O acesso ao emprego formal e à qualificação profissional é essencial para a construção de um mercado de trabalho mais justo e igualitário. Nosso compromisso é garantir que nenhuma mulher fique para trás”, afirma.
Para Joyce de Melo Araújo, mãe de dois filhos e moradora de Ferraz de Vasconcelos, região metropolitana de São Paulo, a atuação do PAT foi determinante na sua recolocação profissional após o encerramento do contrato da empresa em que trabalhava.
“O PAT me deu a oportunidade que eu precisava. Hoje, estou empregada na minha área, com todos os direitos garantidos e condições dignas de trabalho”, conta Joyce, que conquistou uma vaga de assistente administrativo, com salário compatível com sua experiência e registro formal.
Ela explica que enfrentou muitas dificuldades para conseguir um emprego devido à maternidade, algo que não aconteceu com o marido. “Os obstáculos aumentaram depois que me tornei mãe pela primeira vez. Encontrei muitas portas fechadas, foram quase três anos para retornar ao mercado”, relata Joyce, que aponta o fato de ser mãe como o seu principal impulsionador para querer e precisar trabalhar.
LEIA TAMBÉM: Confira setores em alta durante o outono para micro, pequenos e médios empresários no estado de SP
Para se candidatar a uma vaga de emprego no PAT, é necessário levar documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho. O programa conta com mais de 200 unidades distribuídas pelo território paulista. Os endereços podem ser consultados em desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/pats.
Sobre os PATs
Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) são uma rede de atendimento do Governo do Estado de São Paulo que concentra serviços gratuitos à população, sendo centros de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda. Os PATs contam com mais de 200 unidades, presentes em todas as regiões do estado, inclusive em unidades do Poupatempo. Em 2024, foram ofertadas mais de 400 mil vagas de empregos nas unidades dos PATs no estado.
Os PATs fornecem informações e orientações ao trabalhador e auxiliam os empregadores na busca de recursos humanos, promovendo o encontro entre quem procura emprego e quem tem uma vaga a oferecer, dentre outros serviços.
LEIA MAIS: Acionado 900 vezes, Botão do Pânico do app SP Mulher Segura agiliza resposta da polícia
SP Por Todas
SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas.
Essas frentes estão nos pilares da gestão e incluem novas soluções lançadas em março do ano de 2024, como o lançamento do aplicativo SP Mulher Segura e a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas.
LEIA MAIS: Entenda como mulheres vítimas de violência podem buscar ajuda em postos do Metrô de SP
source
Com informações da Agência São Paulo