Agenda cultural também conta com outras atividades gratuitas ao ar livre, garantindo conexão com a natureza e experiências únicas nos parques administrados pela concessionária em São Paulo
Quem estiver curtindo a capital neste final de semana poderá encontrar nos parques administrados pela Urbia uma programação diversificada para toda a família. No Parque Ibirapuera, os visitantes poderão participar da Passarinhada, uma atividade de observação de aves guiada pelo professor Pedro Cristales. Já para os fãs da música, o Música no Parque traz o Grupo Vocal da Escola de Música do Parque Ibirapuera, que apresenta o espetáculo Djavaneando, sob a regência de Daniel Reginato. O show é uma homenagem ao renomado cantor e compositor Djavan, com um repertório repleto de melodias inesquecíveis e fusão de MPB, jazz e ritmos afro-brasileiros. Para complementar a programação, o Museu Afro Brasil (MAB) promoverá uma série de oficinas gratuitas que unem arte, reflexão e expressão corporal, oferecendo uma experiência cultural e enriquecedora para os visitantes.
Nos Parques Jardim Felicidade e Jacintho Alberto, a Trilha Ambiental proporciona uma conexão profunda com a natureza, incentivando a sensibilização ambiental e a observação de diversas espécies da fauna e flora locais. E, no Parque Horto Florestal, os visitantes podem aproveitar atividades gratuitas ao ar livre, como yoga, dança e futebol, para relaxar, se exercitar e se conectar com a natureza.
Clique aqui para ver fotos dos parques
(Créditos: Divulgação Urbia Parques)
PROGRAMAÇÃO DO PARQUE IBIRAPUERA:
Passarinhada (Birdwatching)
Quando: 29 de março, às 7h30
Sobre: atividade guiada que convida os participantes a conhecerem a rica avifauna do Parque Ibirapuera, observando as cerca de 200 espécies de aves que habitam o local.
Local: início no Portão 10
Público: livre
Atividade Gratuita
Música no Parque – Grupo Vocal da EMPI – Djavaneando
Quando: 29 de março, a partir das 11h30
Sobre: Grupo Vocal da EMPI traz um repertório emocionante dedicado a Djavan, celebrando a fusão única de MPB, jazz e ritmos afro-brasileiros. Sob a regência de Daniel Reginato, o grupo interpreta as melodias inesquecíveis do cantor, com arranjos que emocionam e encantam o público.
Local: Arena Marquise
Público: livre
Atividade gratuita
Oficinas do Museu Afro Brasil – MAB
Quando: 29 de março, a partir das 14h
Sobre: a Oficina MÃO – Escuta ativa comentada, conduzida pela arquiteta Maria Luiza Barros, promove um diálogo enriquecedor sobre som, espaço e memória, a partir da audição comentada de um disco do acervo fonográfico. Já a Oficina FLUXO – Encontro com Rebeca Carapiá permeia pelas relações de poder, memória e resistência por meio das obras da artista visual, que transita entre escultura, desenho e instalação.
Local: Teatro Ruth de Souza, Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, Pq. Ibirapuera, portão 10
Público: livre
Atividade gratuita
O Parque Ibirapuera funciona diariamente, das 5h à 0h, e tem entrada gratuita. O espaço está localizado na Av. Pedro Álvares Cabral, s/n°, Vila Mariana, São Paulo (SP).
PROGRAMAÇÃO DO PARQUE JACINTHO ALBERTO:
Trilha Ambiental: tempo de conexão com a natureza
Quando: 29 e 30 de março, das 14h às 16h
Sobre: atividade oferece uma experiência única de sensibilização ambiental, permitindo aos participantes observar a fauna e flora local enquanto entendem a importância das áreas verdes na cidade
Local: Espaço multiuso (ponto de encontro)
Atividade gratuita
Trilha Ambiental: tempo de conexão com a natureza
Quando: 30 de março, das 14h às 16h
Sobre: atividade une esporte, arte e música, promovendo benefícios como o alívio do estresse, melhoria do condicionamento físico e maior flexibilidade.
Local: Espaço multiuso (ponto de encontro)
Público: livre
Atividade gratuita
O Parque Jacintho Alberto funciona diariamente, das 6h30 à 18h30, e tem entrada gratuita. O espaço está localizado na R. Talófitos, 16, Jardim Cidade Pirituba, São Paulo (SP).
PROGRAMAÇÃO DO PARQUE JARDIM FELICIDADE:
Trilha Ambiental: tempo de conexão com a natureza
Quando: 29 e 30 de março, das 14h às 16h
Sobre: atividade oferece uma experiência única de sensibilização ambiental, permitindo aos participantes observar a fauna e flora local enquanto entendem a importância das áreas verdes na cidade
Local: Espaço multiuso (ponto de encontro)
Público: livre
Atividade gratuita
O Parque Jardim Felicidade funciona diariamente, das 7h à 18, e tem entrada gratuita. O espaço está localizado na R. Laudelino Vieira de Campos, 265, Jardim Felicidade, São Paulo (SP).
PROGRAMAÇÃO DO PARQUE HORTO FLORESTAL:
Yoga
Quando: 31 de março, das 9h30 às 10h30 e das 10h30 às 11h30
Local: Salão 1
Atividade gratuita
Capoeira
Quando: 29 de março, 9h às 10h30
Local: Salão 1
Atividade gratuita
Aula de Dança
Quando: 29 de março,das 10h30 às 12h30
Local: Tenda
Atividade gratuita
Com entrada gratuita e funcionamento diário, das 5h30 às 21h, o Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal está localizado na Rua do Horto, 931. Para quem vai de carro e deseja estacionar no local, basta se direcionar para a Avenida José da Rocha Viana, 62.
Sobre a Urbia
Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação – as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.