Close Menu
Batmão – Suzano TV – Folha 12Batmão – Suzano TV – Folha 12
  • Alto Tietê
    • Itaquaquecetuba
    • Mogi das Cruzes
    • Suzano
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Minas Gerais
  • Mundo
  • Rio de Janeiro
  • SP
    • Cidade de São Paulo
    • Governo de São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Batmão – Suzano TV – Folha 12Batmão – Suzano TV – Folha 12
  • Alto Tietê
    • Itaquaquecetuba
    • Mogi das Cruzes
    • Suzano
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Minas Gerais
  • Mundo
  • Rio de Janeiro
  • SP
    • Cidade de São Paulo
    • Governo de São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Batmão – Suzano TV – Folha 12Batmão – Suzano TV – Folha 12
Home»São Paulo»SP»Oeste Grande SP»Barueri»Espaço Brincante chega à UBS Edini Cavalcanti Consoli
Barueri

Espaço Brincante chega à UBS Edini Cavalcanti Consoli

adminBy adminabril 30, 2025Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
Temp

– 30 de abril de 2025

Resumo: 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Edini Cavalcanti Consoli, no Jardim Tupan, passou a contar com dois novos espaços dedicados ao acolhimento e ao desenvolvimento das crianças que passam por atendimentos na unidade. A novidade faz parte do projeto “Espaço Brincante”, uma ação conjunta da Secretaria de Educação, por meio do Centro de Referência pela Primeira Infância (CRPI), com a Secretaria de Saúde. O projeto também está presente nas unidades Doutora Kátia Kohler, no bairro do Engenho Novo, e Cleuso de Oliveira (Jardim Belval). 

A proposta é simples, mas poderosa: proporcionar um ambiente lúdico e acolhedor, mesmo dentro da rotina médica. “Foi um marco essencial para a UBS. Muitas vezes, os pais têm dificuldade de oferecer uma área para brincar. Hoje, estamos muito preocupados com os afazeres e não temos tempo para os filhos. Proporcionar esse momento aqui, mesmo que seja durante uma consulta, é ótimo”, destacou Miriam Rodrigues de Oliveira, gestora da unidade. 

Foram implantados dois ambientes distintos: um para atendimento pediátrico geral e outro pensado especialmente para crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). No espaço pediátrico convencional, as crianças são estimuladas ao “brincar livre”, com o uso de materiais não estruturados e recicláveis, como potes de sorvete, caixinhas de papelão e brinquedos de aramado, que promovem habilidades motoras e pensamento lógico. Há ainda um cantinho temático de “enfermagem”, onde os pequenos podem brincar com jalecos e estetoscópios feitos de forma artesanal. 

Já o espaço voltado para crianças com TEA foi planejado com atenção às especificidades sensoriais e emocionais. “Construímos uma tenda, porque a criança com TEA gosta de se ‘esconder’, ou melhor, se acolher. São brinquedos que estimulam a autorregulação, concentração, trazem calma e favorecem a interação”, explicou Neusa de Fátima Cesar, diretora do CRPI. 

Participação comunitária e impacto positivo 

Os espaços são fixos e ficarão sob responsabilidade da própria UBS. A iniciativa também incentiva a participação da comunidade local, que pode colaborar com a doação de livros infantis ou materiais recicláveis para enriquecer o ambiente de brincadeiras. 

A proposta já tem colhido bons frutos entre os usuários. Daiane Cristina Ferreira, mãe de Estela Caroline, de 5 anos, aprovou o novo espaço enquanto aguardava uma consulta. 

“Achei um espaço bem bonito, educativo, com bastante livros. É bom para sair do celular. Remete à época da escola. Acho que esse espaço diminui a ansiedade e o tempo nas telas. Achei bem legal”, contou. 

CRPI: referência no desenvolvimento da primeira infância 

O Centro de Referência pela Primeira Infância (CRPI), responsável pelo projeto, atua com ações voltadas ao desenvolvimento infantil com base em cinco pilares: “Amar” para confiar, “Conversar” para aprender, “Praticar” para raciocinar, “Brincar” para descobrir e “Ler” histórias para crescer. 

Localizado na Rua Terra, 326, no Jardim Tupanci, o CRPI oferece atividades como contação de histórias, oficinas de culinária, musicalização, circo, balé, experiências sensoriais e muito mais. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Tweet

source
Com informações da Prefeitura de Barueri

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela) Tumblr
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Mais
  • Clique para compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
admin
  • Website

Related Posts

Inscrições abertas para concurso de docentes da Etec Antônio Furlan

maio 15, 2025

Mutirão de combate à dengue chega ao Jardim Mutinga e Vila Universal

maio 15, 2025

Barueri tem fim de semana marcado por grandes eventos esportivos e recorde de público

maio 15, 2025

Deixe uma respostaCancelar resposta

@suzano.tv GOVERNADOR TARCÍSIO DE FREITAS (09/03) O governador Tarcísio de Freitas entregou neste sábado (9), às 10h, em Suzano, 150 apartamentos do residencial Vila Ravena. As habitações foram viabilizadas por meio do programa estadual Casa Paulista, que aportou R$ 1,9 milhão em subsídios habitacionais para atendimento a famílias com renda de até três salários mínimos. Na mesma cerimônia, Tarcísio também autorizou o início das obras da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Suzano, com investimento de R$ 24 milhões na construção da unidade que vai oferecer cursos superiores de tecnologia em Gestão da Produção Industrial e Redes de Computadores. #batman #batmao #suzanotv ##rodrigoashiuchi #tarcisiogovernador ♬ som original - Suzano Tv
@suzano.tv Inauguração do Hospital Regional do Alto Tietê -189 Leitos e 408 internações por mês. Com Governador Tarcísio de Freitas #batmao #batmaon #tarcisiodefreitas #suzanotv #tarcisiogovernador ♬ som original - Suzano Tv
Batmão – Suzano TV – Folha 12
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Alto Tietê
    • Itaquaquecetuba
    • Mogi das Cruzes
    • Suzano
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Minas Gerais
  • Mundo
  • Rio de Janeiro
  • SP
    • Cidade de São Paulo
    • Governo de São Paulo
© 2025 Grupo Folha 12 - Suzano TV. Desde 2011 - Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

%d