São Paulo, julho de 2025 — A Brand USA, organização oficial de marketing de destino dos Estados Unidos, convida viajantes a descobrirem o país de bicicleta. A modalidade oferece diferentes experiências — de trilhas em montanhas e rotas costeiras a passeios urbanos e gastronômicos — e ganha destaque entre 2025 e 2026 com eventos históricos, melhorias na infraestrutura cicloviária e novos roteiros turísticos.
RAZÕES PARA “CICLEBRAR”
O ano de 2026 será marcado por importantes celebrações nos EUA. O país comemora seus 250 anos de independência em 4 de julho , com eventos especiais em cidades como Filadélfia e Washington, DC . Outro destaque é a Copa do Mundo , que retorna aos EUA com partidas em 11 cidades-sede , entre elas Nova York/Nova Jersey , Los Angeles e Miami .
Também em 2026, a icônica Rota 66 comemora seu 100º aniversário , sendo uma oportunidade para ciclistas explorarem o trajeto entre Chicago e Santa Mônica . Outros eventos relevantes incluem a Race Across America , considerada a prova de ciclismo mais difícil do mundo, e iniciativas locais como o Open Streets Pittsburgh (29 de junho e 27 de julho), o Conquer the Coast no Texas (20 de setembro) e o Discover Hudson Valley Ride em Nova York (12 de outubro).
PONTOS TURÍSTICOS NAS CIDADES
Cidades dos EUA seguem investindo em infraestrutura cicloviária. Em Chicago , a nova ciclovia protegida da Clark Street , no bairro River North , integra um plano de expansão de 241 quilômetros. San Diego inaugurou a Pershing Bikeway , conectando North Park ao centro e passando pelo Balboa Park .
No Napa Valley , um novo trecho da Vine Trail liga Calistoga e St. Helena , enquanto no Connecticut , a extensão da Moosup Valley Trail permite acesso a Rhode Island , integrando a East Coast Greenway, que liga 15 estados da costa leste .
Parques urbanos seguem sendo pontos populares, como o Central Park em Nova York, o Golden Gate Park em San Francisco, e trilhas como o Lakefront Trail em Chicago, o Emerald Necklace em Boston e o Shelby Farms Greenline em Memphis.
MONTANHAS
Os EUA oferecem opções para quem busca trilhas de mountain bike com diferentes níveis de dificuldade. Bentonville , no Arkansas, é considerada a “ Capital Mundial do Mountain Bike ”, com mais de 200 km de trilhas. Outras regiões incluem Blue Ridge Mountains , Utah , Colorado , Idaho , Vermont (Kingdom Trails), Oregon (Whiskey Run Trail) e Sun Valley , com mais de 700 km de percurso.
AVENTURAS AO LIVRO
Trilhas como a Banks-Vernonia Trail e o LL Stub Stewart State Park , ambos no Oregon, combinam bem com experiências de acampamento. Já os passeios inn-to-inn (entre pousadas), oferecidos pelas operadoras como o Discovery Bike Tours , permitem que os ciclistas explorem diferentes comunidades locais com suporte logístico.
Em parques nacionais e estaduais, o uso da bicicleta ajuda a reduzir o tráfego interno. Já o ciclismo adaptado é facilitado por trilhas como o Driving Range (Vermont), além de destinos como San Diego e Utah . O Campeonato Mundial de Mountain Bike Adaptado acontece de 5 a 7 de setembro , no Crested Butte Mountain Resort , no Colorado.
LITORAL E PRAIAS
Os ciclistas podem explorar rotas que levam ao mar, como a Gordons Pond Trail no Cape Henlopen State Park (Delaware), que se conecta à Breakwater-Junction Trail , entre Lewes e Rehoboth Beach . Outras rotas incluem a Marvin Braude Bike Trail (Califórnia), a Sanibel Island Trail (Flórida) e a Olympic Discovery Trail (Washington).
GASTRONOMIA
Passeios que combinam pedal e experiências culinárias estão disponíveis em várias cidades. Em Santa Fé (Novo México), o tour Sabores de Santa Fé inclui paradas gastronômicas e a tradicional Trilha Margarita . Em Chicago , o Bobby’s Bike Hike apresenta a culinária local. Portland (Oregon) oferece o Food Carts Tour , e Amelia Island (Flórida), um tour dedicado à gastronomia do sul dos EUA.
Há também roteiros com degustação de bebidas, como o Hudson Valley Winery & Distillery Bike Tour , o Oklahoma City Beer Tour e o Kentucky Bourbon Trail .
TRILHAS EM ANTIGAS LINHAS FERROVIÁRIAS
As chamadas rail trails aproveitam antigas ferrovias desativadas, como a Great American Rail Trail , com quase 6 mil quilômetros de extensão entre Washington, DC e o estado de Washington . Outras rotas destacadas incluem:
- Grande Passagem Allegheny (PA–MD)
- Trilha Elroy-Sparta (WI)
- Rota do Hiawatha (ID–MT)
- Trilha Georgetown–Lewes (DE)
- Sistema de Trilhas Red Rock (AL)
PASSEIOS DE BICICLETA ORGANIZADOS
Operadoras como Exodus Travels , DuVine , Backroads e VBT oferecem passeios de curta e longa duração. Os roteiros incluem desde trilhas no Parque Nacional Denali (Alasca) até a costa da Califórnia e roteiros tranquilos em Martha’s Vineyard e Nantucket .
PROGRAMAS DE BIKE COMPARTILHADA
Sistemas de compartilhamento como Citi Bike , Lime , Bird e Lyft estão presentes em diversas cidades. Parques como o Yosemite (CA), Gulf State Park (AL) e Chatfield State Park (CO) oferecem programas gratuitos. Em Nova York , o Weekly Rides do Citi Bike é voltado para iniciantes.
ORIENTAÇÕES
Os ciclistas devem verificar as políticas de transporte de bicicletas das companhias aéreas, usar cadeia adequada e levar dinheiro em espécie para entrada em parques menores. Muitos parques oferecem aplicativos gratuitos para acesso às bicicletas locais.
Mais informações disponíveis em: www.visittheusa.com e comece a planejar sua próxima aventura em: AmericaTheBeautiful.com .
Nota ao editor
Acesse imagens em alta resolução aqui .