O Junho Violeta lembrou a necessidade de combater o abuso físico, psicológico, financeiro, além da negligência e do abandono

Durante o mês de junho, conhecido como Junho Violeta, que chama a atenção para o combate à violência contra a pessoa idosa, Fernandópolis realizou a campanha: “Proteja: Construindo Redes de Proteção Social à Pessoa Idosa”. A ação foi organizada pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e reuniu diversos profissionais e instituições que atuam na rede de proteção, com o objetivo de fortalecer as ações voltadas à segurança dos idosos.
Um evento realizado na quinta-feira (26), contou com a presença do prefeito João Paulo Cantarella, que, junto com a secretária de Assistência Social e Cidadania, Silmara Teixeira, destacou a importância do trabalho em conjunto para proteger os idosos.
“Estamos trabalhando lado a lado com todas as instituições, porque essa causa é muito importante. Reforçamos ações voltadas à saúde e ao esporte para os idosos, e estamos preparando nossos servidores para acolher denúncias de violência e dar o suporte necessário às vítimas. Nosso trabalho é contínuo e sabemos que juntos podemos fazer mais”, afirmou o prefeito.
Um dos destaques do evento foi a participação da Dra. Laila, Promotora de Justiça de Fernandópolis, que apresentou as iniciativas do Ministério Público na defesa dos direitos da pessoa idosa. Ela ressaltou como a parceria entre o Judiciário e a rede de assistência social é fundamental para que as medidas de proteção realmente aconteçam na prática.
Além disso, a campanha “Proteja” contou com a presença de várias instituições que fazem parte da rede de apoio no município: Conselho Municipal do Idoso, CRAS, OSCs, SCFV, AVCC e as ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos). Todos compartilharam um pouco do trabalho que realizam e explicaram como os idosos e suas famílias podem buscar apoio e acessar os serviços disponíveis.
Encerrando o evento, a coordenadora e advogada do CREAS, Thays Lopes, reforçou a importância desse momento para toda a rede de atendimento:
“Esse encontro foi muito positivo, porque ajudou os profissionais a refletirem e se prepararem ainda mais para cuidar da pessoa idosa. Foi um espaço de troca e de fortalecimento das nossas ações.”
source
Com informações da Prefeitura de Fernandópolis